plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Semana do Japão celebra imigração com oficinas, culinária e festival de cultura nipônica

Foi com o navio Kasato Maru que, em 1908, chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. E, quase duas décadas depois, os primeiros a se instalarem na Amazônia. Os dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo mostram que até o ano passado havia 1

Foi com o navio Kasato Maru que, em 1908, chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. E, quase duas décadas depois, os primeiros a se instalarem na Amazônia. Os dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo mostram que até o ano passado havia 1,5 milhão de japoneses e ascendentes no país e eles não só constituíram aqui a maior comunidade fora do Japão, como influenciaram a culinária e a cultura pop brasileiras. Celebrando a presença desta cultura em Belém e os seus 110 anos no Brasil, a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira e o Consulado do Japão realizam até o próximo sábado, 15, a 31ª Semana do Japão.

A moda Lolita é um dos destaques da programação (Foto: Divulgação)

A programação conta com apresentações artísticas, oficinas e palestras com grande apelo, principalmente, aos jovens. Entre as opções desta edição, estão oficinas ligadas à moda Lolita (em que as adeptas se vestem como bonecas, com direito a muitas anáguas), incluindo o curso de laço, de maquiagem Harajuku – o nome vem da Estação de Trem onde elas costumam se encontrar em Tokio – e uma mesa redonda com as lolitas Leda e Mayara. Para quem gosta de animes, haverá uma palestra e um curso de redação voltados a esta linguagem, assim como um curso de desenho básico. E aos que gostam de levar seus personagens favoritos para a vida real, vestindo a fantasia, será realizado bate-papo e exibição de documentário sobre Cosplay.

Alguns aspectos da cultura tradicional japonesa também poderão ser aprendidos e vivenciados em oficinas como a arte do origami e do kirigami; o ikebana que é arte da decoração de interiores com materiais naturais; e o shuji, a famosa arte da caligrafia japonesa, feita com papel e tintas especiais. Mesmo instrumentos musicais próprios do Japão poderão ser aprendidos, como o Koto, uma espécie de cítara. “O evento permite reunir a comunidade japonesa e, com suas oficinas e a feira culinária, é importante para divulgar a cultura japonesa para o povo paraense”, comenta o cônsul do Japão em Belém, Hiroaki Aizawa.

Da tradição ao Japão pop

O festival Matsuri toma a rua em frente à Associação Nipônica no sábado, encerrando a programação da Semana do Japão (Foto: Divulgação)

As atividades da 31ª Semana do Japão culminarão na sexta, 14, às 20h, com a Cerimônia de Abertura e uma grande festa, que se estenderá até sábado, 15, também às 20h, apresentando vários aspectos da cultura japonesa, como origamis e kimonos, assim como terá a presença de lolitas e cosplayers. Haverá apresentações de koto, artes marciais e dança japonesa. Assim como a venda de comidas típicas japonesas e produtos diversos. “Durante a abertura, uma representante da Associação vai falar um pouco sobre a imigração japonesa ao Brasil e para a Amazonia – que em 2019 completa 90 anos”, acrescenta o cônsul do Japão em Belém, Hiroaki Aizawa.

No sábado, 15, às 17h, antes de a festa começar dentro da Associação, a Travessa 14 de Abril será fechada para tráfego, no perímetro entre as avenidas Magalhães Barata e José Malcher, para a realização do Matsuri (festival), com apresentação da dança folclórica e banda Kotekitai. A partir de 19h, será realizada a cerimônia comemorativa em alusão ao Dia do Imigrante Japonês e ao Dia da Imigração Japonesa no Pará, assim como apresentações de taiko (tambor) e dança folclórica.

ESTUDOS

Um sonho para os descentes desta cultura milenar e para os brasileiros apaixonados pela mesma, os que almejam estudar e/ou pesquisar no Japão serão apresentados, durante a programação, a diferentes modalidades de bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão, assim como serão convidados a ouvir os depoimentos dos que estudaram em universidades japonesas. As opções de bolsas vão desde graduações e especializações, até treinamento para professores e cursos de aprimoramento da língua e da cultura japonesa.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias