plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Desfile cívico tem uma mulher no comando pela 1ª vez

Pela primeira vez na história, uma oficial mulher da Marinha do Brasil vai comandar o desfile cívico em Belém, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil. A missão foi dada à Capitã de Mar e Guerra do Quadro da Saúde, Ana Beatriz de Alcântara

Pela primeira vez na história, uma oficial mulher da Marinha do Brasil vai comandar o desfile cívico em Belém, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil. A missão foi dada à Capitã de Mar e Guerra do Quadro da Saúde, Ana Beatriz de Alcântara Menezes, que ocupa o cargo de vice-diretora do Hospital Naval de Belém.

O desfile ocorrerá hoje (7), a partir das 9h, na avenida Presidente Vargas. Ao todo, 4.400 mil homens e mulheres de tropas federais, estaduais, municipais e grupamentos não-institucionais participarão do desfile. Deste total, 3.321 são militares, sendo 714 mulheres. Natural do Estado do Rio de Janeiro, a Comandante, de 50 anos, ingressou na Marinha em 1990, quando tinha apenas 22 anos.

Formada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela conta que ingressar na Marinha era um sonho que ela conseguiu realizar logo após concluir a faculdade. E tem uma carreira nas Forças Armadas que já soma 28 anos. “Costumo dizer que, tudo aquilo que eu sou como profissional, devo à Marinha. Foi quem me forjou a profissional que sou hoje”, pondera.

Por conta da carreira militar, a Comandante já atuou no Rio de Janeiro, no Hospital Naval Marcilio Dias, após o curso de carreira como tenente e capitão, foi designada para o Hospital Naval de Recife onde trabalhou durante sete anos.

Atualmente, está em Belém há um ano, na função de vice-diretora do Hospital Naval. “É uma cidade muito acolhedora, calorosa e que marcou, realmente, a minha carreira. Acho que nós mulheres entramos na Marinha e conquistamos os nossos espaços”, garante.

Elas estão conquistando espaços em todas as Forças Armadas

A cada ano, as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) se revezam no comando do desfile. Este ano está sendo comandado pelo Comando do 4º Distrito Naval. “Fico assim muito honrada e muito feliz de poder estar representando a Marinha e a mulher nesse desfile. E bastante ansiosa, com uma expectativa muito boa. A minha filha é aluna do Colégio Militar de Belém, então ela vai estar desfilando também”, garante a comandante Beatriz.

Para a Comandante, as mulheres chegaram devagar e conquistaram espaços que hoje são bem estabelecidos nas Forças Armadas. “Hoje temos uma Almirante, a primeira mulher no comando do desfile em Belém e estamos avançando nos cargos de direção e vice-direção”, diz.

EVENTOS

Paralelo ao desfile, este ano o evento traz uma novidade: trata-se da exposição de materiais militares na Praça da República das 8 às 12h. Além disso, de 8 às 17h estará disponível para visitação pública o Navio Auxiliar “Pará”, que atracará no Cais da Escadinha, próximo à Estação das Docas. O evento pode ser assistido pelo público em geral, de maneira gratuita.

Clique e veja como está o trânsito em toda Belém nesse momento.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias