plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba os riscos de acidentes com uso de celular na tomada

O uso de celulares, enquanto as baterias estão carregando na tomada, tem virado hábito para algumas pessoas. Mas esse costume é altamente perigoso e pode trazer uma série de riscos para o usuário, devido a possíveis explosões ou descargas elétricas. Embor

O uso de celulares, enquanto as baterias estão carregando na tomada, tem virado hábito para algumas pessoas. Mas esse costume é altamente perigoso e pode trazer uma série de riscos para o usuário, devido a possíveis explosões ou descargas elétricas. Embora seja raro, esse tipo de acidente pode ser fatal. Nos últimos três anos, dois casos foram registrados no Pará. Um em Santarém, oeste do estado, e outro no município de Santa Maria do Pará, nordeste, todos com vítimas fatais.

De acordo com o técnico de Segurança da Celpa, Áquila Carvalho, o superaquecimento do aparelho é o principal problema ao manuseá-lo durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo", devido à grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação. “O ideal é deixar o celular carregando sem mexer nele, porque enquanto carrega o aparelho fica esquentando e quando é manuseado, esquenta mais e fica ainda mais exposto ao risco de explosão”, explica.

Os perigos também estão relacionados a procedência dos equipamentos, tanto dos celulares como dos carregadores de bateria. Telefones móveis pirateados podem ter algumas peças de segurança retiradas para baratear custos. Portanto, o uso representa risco dobrado para o usuário. Os carregadores de celular sem certificação de segurança também têm ganhado cada vez mais espaço no mercado informal e segundo a Associação de Consumidores dos países asiáticos, esses dispositivos fora dos padrões de segurança podem transformar o aparelho em granadas.

O fator mais agravante está relacionado ao uso dos aparelhos móveis que ficam carregando na tomada durante tempestades. O ideal é evitar utilizar não só o celular que estiver recebendo carga, mas qualquer outro eletrodoméstico durante uma chuva intensa com muitos raios. As descargas elétricas podem penetrar na rede elétrica, atingir o carregador do telefone, ou de outro equipamento eletrônico, e causar uma fatalidade. Eventuais instabilidades na rede elétrica também podem facilitar a passagem de corrente através do carregador.

MAIS CUIDADOS

Também é importante ficar atento ao local em que o celular ficará carregando. Os aparelhos costumam esquentar durante o procedimento, e a mistura de calor com superfícies inflamáveis pode ser bem perigosa. O Corpo de Bombeiros costuma alertar que essas situações aumentam a chance de um incêndio. Deve-se ainda evitar carregar o celular em ambientes úmidos, seja um banheiro cheio de vapor ou as proximidades de uma piscina, porque a água é uma boa condutora de eletricidade. Isso faz com que os riscos de curto e de choque elétrico aumentem.

(Com informações da Celpa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias