plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

UFPA realiza encontro de ensino de Biologia

Está sendo realizado desde o último dia 3, até amanhã (6), no Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará, o VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio) e o I Encontro Regional de Ensino de Biologia–Norte (EREBio), da Diretoria Executiva Naci

Está sendo realizado desde o último dia 3, até amanhã (6), no Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará, o VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio) e o I Encontro Regional de Ensino de Biologia–Norte (EREBio), da Diretoria Executiva Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Diretoria Regional 6 (Norte) da entidade. O encontro busca reunir profissionais da Educação interessados em discutir os caminhos da pesquisa e do ensino da Biologia no Brasil e no mundo.

De acordo com a organização do evento, um dos pontos altos do evento é a disponibilidade aos professores da educação básica do que há de mais moderno dentro da pesquisa e das práticas do ensino de Biologia.

Para a professora Silvia Nogueira Chaves a localização favorece a presença de profissionais do Norte. Em 2016, pouco mais de 100 representantes da região estiveram na edição do ENEBio, ocorrida em Maringá/PR.

“Não é por falta de interesse de participar de eventos dessa natureza. Os professores não possuem condições de se deslocar. Há, sim, uma demanda formativa sufocada. Portanto um evento dessa magnitude traz um impacto muito grande para a nossa região. Esperamos que o evento tenha uma profunda influência na formação dos professores, especialmente do Pará”, declarou Silvia Nogueira.

Temática

Com o tema “O que a vida tem a ensinar para o ensino de Biologia?”, o encontro se apresenta como uma oportunidade para que professores e alunos revejam suas formas de enxergar a Biologia. Silvia Nogueira crítica a maneira como as escolas homogeneízam diversos aspectos, sendo que, naturalmente, a própria vida se apresenta tão plural.

“Cremos que o ensino biológico está muito apartado da vida. Existe sempre uma tentativa de padronização, seja do funcionamento do corpo, da anatomia, da sexualidade, entre outras. A genética mostra que a interação com o meio modifica inclusive os fatores genéticos. É na interação que crescemos, modificamos e criamos. A vida é extremamente criativa e a escola tem sido muito repetitiva. Há uma série de lições que a vida pode dar e que o ensino de Biologia deve captar.”

Visita ao Planetário

Os participantes do ENEBio fazem visita e assistem a uma sessão da cúpula do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP). Além disso, poderão conhecer os diversos projetos e as atividades de Educação em Ciência desenvolvidas no espaço. A professora conta que o local abriga muitos projetos nas áreas de ensino de Biologia, Química, Física e Geociências.

Serviço:

VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio)

Local: Campus Guamá, UFPA.

Data: entre 3 e 6 de setembro

(Com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias