plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Comunidade do Tapanã vive em meio a crateras, lama e poeira

Moradores da rua Presidente Getúlio Vargas, também conhecida como Segunda Rua, no bairro do Tapanã, em Belém, denunciam descaso de anos do poder público com a população local. A via termina com a Rua A, onde funciona o terminal da linha de ônibus Pratinha

Moradores da rua Presidente Getúlio Vargas, também conhecida como Segunda Rua, no bairro do Tapanã, em Belém, denunciam descaso de anos do poder público com a população local. A via termina com a Rua A, onde funciona o terminal da linha de ônibus Pratinha-Presidente Vargas. Sem pavimentação, sem drenagem e com constante fluxo de veículos pesados, a rua acumula buracos, desnivelamentos, alagamentos e muita poeira e lama.

“Essa rua é completamente insalubre”, critica o morador e estudante Davi Castro, 32. “Para começar que não existe pavimentação há anos. E sem valas ou drenagem, os buracos se criam e só aumentam com a passagem dos ônibus”, reforça. A falta de um escoamento resulta em alagamentos com qualquer chuva, até as mais fracas, o que deixa os moradores muitas vezes presos, sem poder sair de casa.

A comerciante Gisabel Ramos, 33, por exemplo, que possui um mercadinho na via, reclama da poeira e do lixo. “É muita poeira. Os ônibus passam e levantam tudo e sujam toda a mercadoria. Sem falar na saúde, eu tenho rinite e vivo com problema de garganta por causa disso”, conta. Ela alerta ainda para a lama que deixa a pista derrapante quando chove, o que já causou vários acidentes de motocicletas no perímetro.

“E a coleta de lixo é toda irregular. Às vezes eles passam várias vezes na semana, outras só uma e tem semana que eles nem passam. Acumula, fica o mau cheiro e dá até urubu”, aponta.

LOCOMOÇÃO

A situação é ainda mais grave para o estudante Ruan Valdeiras, 23, que tem muita dificuldade de se locomover na rua pela falta de acessibilidade. Ele é cadeirante e afirma que já chegou a perder aula e outros compromissos porque não tinha como sair de casa, principalmente depois de chuvas.

“Eu já caí várias vezes. É muito difícil para mim sair de casa. Por causa do estado da rua, eu dependo muito da ajuda dos outros, o que às vezes é humilhante”, denuncia. Segundo Valdeiras, o prefeito de Belém só esteve na via nas épocas das eleições, quando encheu a comunidade de promessas e depois nunca mais apareceu. “É só promessa, nunca fez nada”, critica.

Em nota, a Prefeitura informa que atua com obras de saneamento no Tapanã, onde estão previstos serviços de terraplenagem na rua Presidente Getúlio Vargas, além de limpeza geral para favorecer o escoamento da água da chuva.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias