plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

10 mil pessoas devem acompanhar o desfile de 7 de setembro

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para acompanhar o tradicional desfile de 7 de setembro neste ano. A festa marca a comemoração pela Independência do Brasil e, neste ano, em Belém, será coordenada pela Marinha do Brasil. Comandante do 4º Distrito Nav

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para acompanhar o tradicional desfile de 7 de setembro neste ano. A festa marca a comemoração pela Independência do Brasil e, neste ano, em Belém, será coordenada pela Marinha do Brasil.

Comandante do 4º Distrito Naval da Marinha, o vice Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho destacou que o desfile é uma festa cívica para que a população brasileira possa comemorar a independência de seu país. “Não é uma festa militar, é uma festa cívica para que todo o povo brasileiro participe”, afirma.

Em Belém, cerca de 4.200 pessoas de 22 instituições militares e civis devem participar do desfile que tem previsão de ter 2 horas de duração. Mantendo a tradição, o desfile ocorrerá na avenida Presidente Vargas, com início às 9h e previsão de encerramento às 11h.

“Temos uma novidade este ano: a comandante do grupamento será uma mulher, a capitão de mar e guerra Ana Beatriz, que tem 28 anos de serviço militar”, informou. “Na Praça da República também teremos exposições das três forças armadas, mais a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, para que todo o povo conheça as ações das nossas forças armadas e auxiliares”.

Uma publicação do Governo Federal aponta que os desfiles em alusão ao 7 de setembro ocorrem no Brasil desde o século XIX, segundo o Arquivo Histórico do Exército. A data chegou a perder destaque no período de Regência, mas voltou a recuperar importância e a tradição é mantida até hoje.

APRESENTAÇÕES - Além do grande desfile, duas apresentações devem ser realizadas. Neste sábado (1) e domingo (2) de setembro, às 18h, um conjunto formado por seis bandas (três bandas das forças armadas e as bandas da PM, dos Bombeiros e da Guarda Municial) se apresentam no shopping Bosque Grão Pará. “Serão apresentadas belas músicas. É um grande evento e o povo todo está convidado a comparecer”.

HISTÓRIA:

  • O Brasil foi proclamado independente em 7 de setembro de 1822.
  • O ato, promovido pelo príncipe regente Dom Pedro I, tinha o propósito de encerrar os laços coloniais do Brasil com Portugal.
  • Neste ano comemora-se o 196º aniversário de independência do Brasil.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias