plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dia D destaca a importância da diálise

No Brasil, ao menos 120 mil pessoas precisam de diálise. Mas, para atender esses pacientes, apenas 750 clínicas estão habilitadas no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT). Diante

No Brasil, ao menos 120 mil pessoas precisam de diálise. Mas, para atender esses pacientes, apenas 750 clínicas estão habilitadas no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT). Diante da situação, foi realizado ontem, em todo o país, o Dia D da Diálise.

Em Belém, a Praça do Operário, em São Brás, se tornou palco do evento, com a realização de serviços como verificação de pressão, orientação e teste de glicemia. A ação foi realizada para chamar a atenção da população e do poder público. “A hemodiálise é um dos maiores avanços da medicina. Quando ela não é feita por 10 dias o paciente pode evoluir ao óbito”, alerta Flávio Nobre, diretor da Associação dos Centros de Nefrologia do Estado do Pará (Paranefro).

Dados da ABCDT mostram que, nos últimos anos, houve aumento de 71% dos pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%. “Hoje não se faz o tratamento particular porque os custos são altíssimos. Ou é pelo SUS ou pelo convênio. Mas o nosso principal problema é a superlotação nos hospitais públicos”, ressalta Eduardo Daher, presidente da Paranefro.

INVESTIMENTO
“Precisamos sensibilizar os governos, mostrar para eles que pessoas podem ser salvas com mais investimento em diálises”, diz Eduardo. Há 5 anos, o pai da artesã Graça Reis, 62, morreu em decorrência de uma complicação nos rins. “É importante sempre estarmos no médico, tirar dúvidas e ver se a saúde está em dia. Eventos assim são fundamentais para termos este alerta”, afirma.
Já a professora Deusa Lima, 61, acompanhou o caso de um vizinho que precisou passar por um transplante. “Vi o sofrimento dele para fazer hemodiálise, a procura é grande e a fila de espera é longa”.

serviço

Quem precisa? A diálise peritoneal está indicada para pacientes que apresentam quadros de insuficiência renal aguda ou crônica.

Quem encaminha? A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo nefrologista

Quais são as vantagens de se fazer diálise peritoneal para tratar a doença renal avançada? Ao iniciar o tratamento o paciente perceberá uma melhora significativa nos sintomas que apresentava, como: falta de apetite, indisposição, cansaço, náuseas, entre outros.

FONTE: Sociedade Brasileira de Nefrologia

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias