plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Um grande inimigo da saúde: dia de luta contra o tabagismo

Cansaço excessivo ao realizar algum tipo de atividade que requer esforço físico, falta de ar, tosse, aumento da pressão arterial, dores nas pernas, incontinência urinária, entre outros. Os sintomas listados costumam ser queixas de pessoas fumantes quando

Cansaço excessivo ao realizar algum tipo de atividade que requer esforço físico, falta de ar, tosse, aumento da pressão arterial, dores nas pernas, incontinência urinária, entre outros. Os sintomas listados costumam ser queixas de pessoas fumantes quando procuram por um atendimento médico. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado hoje, traz o alerta à população sobre os males provocados pelo fumo.

Mais de 4.000 compostos químicos – muitos deles tóxicos – incluindo a nicotina e o monóxido de carbono, formam a perigosa composição da fumaça do cigarro. Coordenadora do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a médica pneumologista Fátima Amine explica que o cigarro funciona como uma espécie de “bomba relógio”.

É maléfico não só para o fumante, como também para aqueles que inalam passivamente a fumaça liberada pela queima do cigarro. O tabagismo é responsável pelo agravamento de doenças já existentes como diabetes e hipertensão arterial. Também pode provocar o surgimento de doenças pulmonares, diversos tipos de cânceres, doenças do coração e pode ajudar a causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

SINTOMAS

“São variadas as queixas. Às vezes a pessoa começa a sentir falta de ar – não consegue fazer atividades normais sem se cansar porque o fôlego está curto. Outros dizem que o estômago está ruim, ou apresentam tosse com catarro”, diz a especialista, acrescentando que o fumante pode ainda apresentar aumento de pressão arterial, dores nas pernas porque o cigarro dificulta a vascularização. “Quando o paciente vai pesquisar, às vezes já é o início de alguma doença mais séria”, diz.

Na visão da médica, entre os fumantes passivos, quem mais sofre são as crianças que, muitas vezes, são obrigadas a inalar o ar contaminado. Elas, inclusive, podem começar a desenvolver crises respiratórias, dores de ouvido e outros sintomas. “A criança tem um risco maior”, alerta a médica.

(Pryscila Soares/Diário do Para)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias