plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará tem 14 mil mandados de prisão não cumpridos

O Pará tem 14.496 mandados de prisão pendentes de cumprimento. Outras 13.528 pessoas estão sendo procuradas para serem citadas. Um total de 968 condenados estão foragidos. Todos os dados estão cadastrados no Banco Nacional de Monitoramento de Presos (BNMP

O Pará tem 14.496 mandados de prisão pendentes de cumprimento. Outras 13.528 pessoas estão sendo procuradas para serem citadas. Um total de 968 condenados estão foragidos. Todos os dados estão cadastrados no Banco Nacional de Monitoramento de Presos (BNMP 2.0), ferramenta digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O Cadastro Nacional de Presos identifica em tempo real as pessoas custodiadas pelo Estado e permite que o País saiba quem está preso, onde e em que condições está detido. No sistema penal paraense há 16.280 pessoas cumprindo pena, sendo 15 mil homens e 799 mulheres. Do total, 6.741 são presos provisórios.

O sistema de cadastramento ainda está em fase de preenchimento por parte de alguns tribunais de Justiça estaduais. De acordo com dados disponibilizados pelo BNMP até o momento, o Brasil conta com cerca de 619.999 pessoas privadas de liberdade.

REGISTRO

O banco atribui a cada preso um Registro Judicial Individual (RJI), que vale como documento de identidade dele enquanto estiver sob custódia. Qualquer movimentação nos processos penais daquela pessoa -mandados de prisão, progressões de pena e sentenças emitidas - consta nesse número judicial.

Os homens correspondiam a 95% do total. A maioria dos encarcerados é formada por homens solteiros (80%). Os jovens entre 18 e 24 anos representam 30% dessa população. Cerca de 40% são presos provisórios e 27% respondem por roubo.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias