plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

BRT segue sem integração para a UFPA

Um ano após a Prefeitura de Belém anunciar nova integração no sistema Bus Rapid Transit (BRT), do bairro de São Brás até o campus da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), no Guamá, o trajeto ainda não funciona. A ideia era que a partir de agosto

Um ano após a Prefeitura de Belém anunciar nova integração no sistema Bus Rapid Transit (BRT), do bairro de São Brás até o campus da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), no Guamá, o trajeto ainda não funciona. A ideia era que a partir de agosto de 2017 os usuários pagassem passagem única de São Brás à UFPA, entre outros bairros.

Na época, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) explicou que as plataformas para ônibus convencionais no Terminal São Brás ficariam disponíveis para receber novas linhas de ônibus, fazendo interligação com a Pedreira, UFPA, Canudos, Guamá, entre outros, além de áreas no centro da capital, como Ver-o-Peso, avenida Presidente Vargas e Praça Amazonas. A mudança seria gradual.

Todas as integrações seriam físicas, onde o usuário entra no Terminal São Brás a pé – vindo de um ônibus convencional ou BRT - para ter acesso a qualquer outro coletivo de integração lá dentro, pagando uma única passagem. Para exemplificar: um morador de Outeiro poderá pegar um ônibus até o Terminal Mangueirão, lá subir em um BRT que o levará até o Terminal São Brás, e lá escolher ir para a UFPA ou Ver-o-Peso, sem pagar nada a mais.

O projeto visa beneficiar milhares de usuários do transporte público, mas quem mora distante do bairro de São Brás – principal acesso de coletivos para ir à UFPA, por exemplo, precisa pagar duas passagens de ônibus. “Minha filha vai todos os dias do bairro do Tenoné para a universidade. Ela desce em São Brás, depois pega outro ônibus até chegar à UFPA. É um gasto grande no final do mês. Se fosse implantada essa nova integração, ajudaria bastante”, comentou Heloísa Ramos, 52, mãe de Patrícia Ramos, 19, estudante de Geografia.

A engenheira de computação, Luana Oliveira, 33, trabalha na universidade e lamenta que a mudança ainda não funcione. “Facilitaria a vida de muita gente, ajudaria no trajeto que seria mais rápido e seria bom para o nosso bolso”, acrescentou.

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que está definindo as linhas de ônibus que farão a integração para a UFPA e que irá anunciá-las tão logo esta etapa acabar. A Semob disse que a integração foi suspensa por causa das obras na avenida Bernardo Sayão, que incompatibilizavam a alteração enquanto houvesse desvios de trânsito na área.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias