plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeitura de Belém abandona prédios públicos

O prédio onde funcionava uma creche da Prefeitura de Belém, no bairro do Marco está abandonado. Tomada por mato e lixo, a estrutura ameaça desabar. Além disso, a falta de vigilância aumenta a insegurança do entorno. No local, que fica na avenida João Paul

O prédio onde funcionava uma creche da Prefeitura de Belém, no bairro do Marco está abandonado. Tomada por mato e lixo, a estrutura ameaça desabar. Além disso, a falta de vigilância aumenta a insegurança do entorno. No local, que fica na avenida João Paulo II entre as travessas Angustura e Lomas Valentina, funcionava a Unidade de Educação Infantil 1º de Dezembro.

Para os moradores, resta a falta de segurança. “Isso é um perigo, fica cheio de usuários de drogas. Tive de colocar grades na janela e na porta do meu quintal, porque eles invadem e roubam as casas”, denuncia o mecânico Bernar Ramos, 35 anos, um dos vizinhos da antiga creche.


(Foto: Ricardo Amanajas/Diário do Pará)

A poucos metros dali, na esquina da João Paulo II com a Lomas, a situação se repete. Um prédio da prefeitura onde, segundo moradores da região, funcionava um abrigo para crianças vulneráveis anos atrás, também foi esquecido pelo poder público. “Disseram que iam fazer algo em junho, até agora nada”, conta o taxista Jorge Marques, 65, que trabalha em frente ao local e afirma nunca ter visto nenhuma iniciativa de reforma ou restauração do espaço. “Tanto que já levaram de tudo, roubaram telha, grade, porta, janela, tudo”, continua.

Marques denuncia ainda o muro da construção que está bastante instável, chegando a balançar quando alguém se apoia nele. “Isso só ainda não desabou porque o pessoal colocou um encalço pelo lado de dentro, se não já tinha caído em cima de alguém”, alerta. Ele também reclama da água da chuva que deixa o terreno alagado e da grande quantidade de mosquitos.


(Foto: Ricardo Amanajas/Diário do Pará)

SEMEC

Já o edifício que um dia já serviu de sede para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), na esquina da avenida Almirante Barroso com a travessa Dr. Enéas Pinheiro, ao lado do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), também está desativado há anos e sem cuidados pelo poder público. “Eu não sei como a Defesa Civil ainda não veio aqui. Nos 15 anos que eu trabalho aqui, nunca vi ninguém da Prefeitura aparecer e fazer qualquer coisa quer fosse”, critica Luiz Felipe, 24, que trabalha reparando carros na esquina em que se encontra o prédio. “Quando venta, por exemplo, o prédio todo balança, arriscando desabar”, comenta. Os assaltos no perímetro também são constantes no período da noite e início da manhã.

(Foto: Ricardo Amanajas/Diário do Pará)

RESPOSTA

A Prefeitura de Belém informa que apenas um dos prédios localizados na Av. João Paulo II pertence à Secretaria Municipal de Educação (Semec). O imóvel já está com o projeto licitado para reforma. O outro prédio, localizado na mesma avenida, pertence a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e deve passar por reforma. A nota também negou que o prédio na avenida Almirante Barroso esteja abandonado.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias