plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sem depósitos, lixo se espalha pelas ruas da capital

Na tarde de ontem (27), a equipe de reportagem do DIÁRIO flagrou o momento em que um carroceiro despejava diversos tipos de resíduos em um amontoado de lixo em pleno acostamento da avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Arthur Bernardes, no bairr

Na tarde de ontem (27), a equipe de reportagem do DIÁRIO flagrou o momento em que um carroceiro despejava diversos tipos de resíduos em um amontoado de lixo em pleno acostamento da avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Arthur Bernardes, no bairro do Telégrafo, em Belém. Para os moradores, um trabalho de fiscalização e a presença dos depósitos de lixo e entulhos poderiam minimizar esse problema.

VEJA AS IMAGENS

Na Avenida 25 de Setembro, no bairro do Marco, por exemplo, há vários pontos de despejo irregulares de entulhos e resíduos. Ao transitar pela via, é possível observar lixeiras e contêineres somente na área da feira. Mais distante dali, populares começaram a despejar lixo em um terreno particular situado na esquina da Avenida 16 de Novembro, com a travessa Veiga Cabral, bairro da Cidade Velha. Ao longo da avenida também não há locais para depositar o lixo.

Responsável pela limpeza do terreno, Daniel Ferreira, 55, explicou que a Prefeitura retira o lixo num dia e no outro o local já está tomado novamente. “Depois o carroceiro vem jogar de novo. Os próprios moradores mandam limpar quintal e jogam aqui”. Do outro lado da rua há uma padaria, onde os clientes costumam se queixar da sujeira. “Os clientes reclamam bastante. Acho que se a prefeitura colocasse contêiner ia melhorar. Não tem por aqui”, reforça Miguel Barbosa, 56, atendente do estabelecimento.

Outro local crítico é na avenida Almirante Tamandaré, em frente à travessa Bom Jardim, no bairro da Cidade Velha. No local tem de tudo. De móvel de madeira, cadeiras, sofá e restos de construção. O mesmo ocorre na Tamandaré com a travessa Doutor Assis. O despejo é feito ao redor do canal. “A gente liga pra prefeitura, eles só vêm duas vezes na semana fazer aquela coleta de lixo básica. Aí lixo vai acumulando. Tem morador que joga até dentro do canal. A coleta é muito escassa.”, criticou o morador Bruno Silva, 25, cozinheiro.

RESPOSTA
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informou, em nota, que realiza, em todos os locais citados, a coleta regular do lixo, três vezes por semana. E diz ainda que mais de 400 contêineres estão instalados em feiras e mercados, onde a coleta é feita diariamente. “A Sesan está realizando ações de educação ambiental em diversos bairros com objetivo de orientar e sensibilizar os moradores para que obedeçam aos dias de coleta e também deixem o lixo de forma correta na frente da residência para ser recolhido”, informou.

(Pryscila Soares)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias