plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

11 mil pessoas no Pará precisam fazer a prova de vida para não perder benefícios do INSS

Mais de 11 mil paraenses ainda precisam fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O recadastramento deve ser realizado anualmente e é obrigatório para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que recebem seus pag

Mais de 11 mil paraenses ainda precisam fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O recadastramento deve ser realizado anualmente e é obrigatório para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

No Pará, são 883.991 beneficiários. Destes, 11.190 não fazem a prova de vida há mais de um ano e, por isso, precisam procurar sua agência bancária para realizar o procedimento o quanto antes, para não perder seus benefícios. A prova de vida, também chamada de Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, é uma forma que o governo brasileiro encontrou para controlar o pagamento dos benefícios, evitando fraudes como pessoas que sacam o benefício de indivíduos que já morreram.


(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

REGULARIZAÇÃO

A prova de vida deve ser realizada anualmente. Quem não fizer o procedimento poderá ter o benefício suspenso. Para se regularizar é fácil: o beneficiário deve ir até sua agência bancária e levar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros). Os bancos que possuem sistema de biometria geralmente usam a tecnologia para fazer a prova de vida automaticamente no caixa eletrônico.

Quem não puder se deslocar até as agências bancárias por qualquer dificuldade de locomoção pode realizar a prova de vida por meio de um procurador, que deve ser previamente cadastrado no INSS.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias