plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dia D da Diálise chama a atenção para problemas renais

Na próxima quarta-feira (29), a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá o Dia D da Diálise, evento de conscientização para os problemas renais. Em Belém, a ação será realizada na Praça do Operário, em São Brás,

Na próxima quarta-feira (29), a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá o Dia D da Diálise, evento de conscientização para os problemas renais. Em Belém, a ação será realizada na Praça do Operário, em São Brás, a partir das 8h. Serão ofertados serviços de saúde gratuitamente, como aferição de pressão e teste de glicemia.

O Dia D é promovido em todo o país e faz parte da campanha de valorização da nefrologia, denominada “Vidas Importam: a diálise não pode parar”.

CAMPANHA

No Pará, a campanha é organizada pela Associação dos Centros de Nefrologia do Estado do Pará (Paranefro). Segundo o presidente da entidade, Eduardo Daher, o objetivo do Dia D é chamar a atenção para a necessidade de se preocupar com a nefrologia. No Brasil, mais de 120 mil pacientes renais crônicos dependem de diálise. “Mais de 80% dos que dependem da diálise são cardíacos, diabéticos ou os dois. Por isso, alguns testes simples, como medir a pressão e a glicemia têm grande importância para identificar cedo se o rim não está funcionando como deveria”, explica.

serviçoEsses exames rápidos serão promovidos gratuitamente na quarta-feira, na Praça do Operário. Quem quiser realizar o serviço, é só comparecer durante a manhã, a partir das 8h, e não é preciso levar documento. Além disso, a Paranefro estará disponível para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre os rins. “As pessoas não dão a atenção devida para os cuidados com os rins e, quanto mais o paciente puder se prevenir, maiores são as chances dele não precisar depender de diálise. Então, a ideia é fazer esse alerta”, ressalta o presidente da Associação.

(Alice Martins Morais)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias