plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Universitárias protestam contra atos de machismo

Um grupo de 30 alunas universitárias realizou um protesto na noite de ontem, na Praça da República, em Belém, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade contra o machismo nas instituições de ensino superior da capital. O ato teve como motiva

Um grupo de 30 alunas universitárias realizou um protesto na noite de ontem, na Praça da República, em Belém, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade contra o machismo nas instituições de ensino superior da capital.

O ato teve como motivação os recentes episódios que ganharam repercussão na imprensa nacional. Na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), um grupo de alunos insinuou nas redes sociais que iria cometer estupros na instituição. Já na Universidade do Estado do Pará (Uepa), várias conversas de membros de um grupo intitulado “Grupo dos Amigos” foram reveladas com discursos machistas e alguns com incitação ao estupro.

DENÚNCIA

Na Ufra, o caso foi parar na Polícia. Ontem o inquérito foi concluído e os atos dos alunos foram enquadrados como crimes de difamação, injúria e racismo contra as comunidades LGBT, afrodescendente e pessoas com deficiência, além de apologia ao crime contra as 15 universitárias.

Segundo a estudante do Curso de Veterinária da Ufra, Annanda Cordeiro, até hoje a reitoria não deu resposta ao episódio. “A universidade divulgou uma nota mínima na imprensa e disse que não podia fazer nada até a conclusão do inquérito. Agora que já foi concluído queremos uma punição, que é a expulsão”, diz Annanda.

As estudantes também não concordam com o regime excepcional determinado pela reitoria, no qual os ameaçadores passaram a ter as aulas em casa. “Isso não é punição, até porque eles continuam sendo vistos na universidade, debochando da gente”, questiona a estudante. Durante o ato, as alunas disseram que se sentem inseguras e com medo de sofrer violência dentro do campus a qualquer momento.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias