plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Acusado de matar vizinho é condenado a 11 anos de reclusão

José Santos Souza Junior, conhecido como Piná foi condenado a 11 anos de prisão pela morte do vizinho, o açougueiro Gleydson Fabricio dos Santos Rodrigues, de 23 anos. O Júri foi presidido pelo juiz Raimundo Moisés Alves Flexa. A pena base aplicada ao réu

José Santos Souza Junior, conhecido como Piná foi condenado a 11 anos de prisão pela morte do vizinho, o açougueiro Gleydson Fabricio dos Santos Rodrigues, de 23 anos. O Júri foi presidido pelo juiz Raimundo Moisés Alves Flexa. A pena base aplicada ao réu, de 12 anos, foi reduzida em um ano porque o réu confessou o crime e foi fixada em 11 anos de reclusão a serem cumpridos em regime inicial fechado.

A decisão acolheu tese acusatória sustentada pelo promotor de Justiça Edson Souza, de que o réu cometeu crime de lesão corporal seguida de morte, que também foi uma das teses apresentadas pela defesa de José Santos Junior.

Em defesa do réu atuou o advogado Fábio Falcão Chaves, que sustentou que José Junior agiu em legítima defesa e, como tese alternativa, a desclassificação do crime para lesão corporal seguida de morte, compartilhando o entendimento da promotoria.

Compareceram à sessão do júri cinco testemunhas que prestaram depoimentos, todas parentes do réu ou da vítima que revelaram existir uma desavença entre ambos.

O sobrinho do réu, à época um adolescente de 16 anos, contou que o conflito foi motivado porque José Santos Junior teria ficado com uma porção de carne bovina do açougue do pai de Gleydson Rodrigues e não tinha efetuado o pagamento. O informante alegou que o tio quitou a dívida com o pai da vítima, que por sua vez continuava cobrando a dívida.

Em interrogatório prestado, o réu disse que vendia mingau em um carrinho de comida. Ele confessou o crime e alegou que a vítima costumava lhe exigir dinheiro toda vez que ele saía em direção ao Ver-O-Peso, centro comercial de Belém, caso não deixasse algum dinheiro.

O crime ocorreu em 2007, quando Gleydson Rodrigues saía de uma festa, ocasião em que o réu armado com uma faca desferiu violento golpe em seu abdômen. Gleydson Rodrigues morreu a caminho do Hospital de Pronto socorro.

Após o esfaqueamento da vítima um dos amigos do açougueiro puxou uma arma e efetuou vários disparos atingindo um adolescente na região da coluna lombar. O jovem estava próximo do local e ficou com dificuldades de mobilidade permanente.

Conforme acusação, José Santos Junior fugiu após o crime e permaneceu por anos na condição de foragido da Justiça, sendo suspenso o prazo prescricional do processo. O acusado foi recapturado há um ano, foi mantido preso e conduzido pelo Sistema Penal ao Fórum.

(Com informações do TJPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias