plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hipotireoidismo pode causar danos à saúde do seu cão. Saiba mais sobre o assunto!

O hipotireoidismo é uma doença geralmente associada aos seres humanos, mas você sabia que essa patologia também pode afetar os animais? E para sanar algumas dúvidas sobre a doença, o DOL entrevistou a médica Veterinária Michelly Vasconcelos.Assim como nos

O hipotireoidismo é uma doença geralmente associada aos seres humanos, mas você sabia que essa patologia também pode afetar os animais? E para sanar algumas dúvidas sobre a doença, o DOL entrevistou a médica Veterinária Michelly Vasconcelos.

Assim como nos humanos, o hipotireoidismo em cães e gatos é causado por uma disfunção na glândula tireoide, que produz menos hormônios do que o corpo precisa.

A veterinária explica que o hipotireoidismo é a doença endocrinológica mais comum em cães e também é a de maior número de casos falsos positivos, pois existem outras doenças sistêmicas que causam a depressão na concentração dos homônimos da tireoide.

Os cães podem apresentar sinais clínicos de tristeza, falta de energia e lentidão, sobrepeso, perda de pelo frequente simétrica e bilateral e cauda de rato, pelagem ressecada, hiperpigmentação da pele, intolerância ao exercício, muito frio. Também é possível que os animais desenvolvam anemia, aumento do colesterol e triglicerídeos, diminuição do ritmo cardíaco.

O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário com a ajuda de exames como: hemograma completo, bioquímicos e exames cardiológicos. Muitas vezes também são necessários exames dermatológicos para descarte de possíveis infecções de pele.

“O tipo mais frequente da enfermidade em cães é a tireoidite linfocítica. É considerada uma doença autoimune que leva à destruição gradativa da glândula. Como os hormônios tireoidianos atuam em diversos órgãos, qualquer alteração na sua produção influencia no funcionamento de cada sistema do organismo”, ressalta Michelly.

A disfunção hormonal acomete, principalmente, cães de grande ou médio porte, com idades de quatro e oito anos, sendo que as raças mais comuns são: Golden Retriever, Labrador, Doberman, Cocker Spaniel, Poodle, Beagle, Chow Chow, Dachshund e Airedale Terrier. Fêmeas castradas costumam apresentar maiores risco de sofrerem essa disfunção.

Na maioria das vezes o tratamento para o hipotireoidismo canino é simples, pois consiste na reposição hormonal por via oral pelo resto da vida do animalzinho. “Após duas semanas de tratamento, o cão apresentará melhoras significativas. Com o tempo os sintomas irão desaparecer e tudo voltará a normalidade”, finaliza a médica veterinária.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias