plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

DIÁRIO celebra 36 anos de informação, inovação e parceria com o paraense

São quase quatro décadas de informação. Ao todo, 36 anos de fundação e 12.438 edições. A primeira delas chegou às mãos dos leitores no dia 22 de agosto de 1982, com a manchete “Eleição Limpa”. Nascia o jornal DIÁRIO DO PARÁ, que surgia sob duas bases: a p

São quase quatro décadas de informação. Ao todo, 36 anos de fundação e 12.438 edições. A primeira delas chegou às mãos dos leitores no dia 22 de agosto de 1982, com a manchete “Eleição Limpa”. Nascia o jornal DIÁRIO DO PARÁ, que surgia sob duas bases: a política, comprometida com a redemocratização do País e a eleição de Jader Barbalho ao Governo do Estado; e a jornalística, sendo desde o início inovadora na forma e no conteúdo, marca que permanece até hoje.

Diretor presidente do jornal, Jader Filho lembra que foi graças ao empreendedorismo do jornalista Laércio Barbalho, seu avô e mentor do projeto, que o DIÁRIO se tornou editorialmente antenado e se situa hoje entre os mais modernos jornais impressos em todo o Norte e Nordeste do País. “Somos líder de mercado no Pará há muitos anos e isso demonstra o sucesso inquestionável entre leitores e anunciantes”, destaca.


(Foto: Octavio Cardoso/Diário do Pará)

Nascido em um momento delicado da conjuntura política paraense, a aposta na época era que o DIÁRIO seria efêmero e pararia de rodar após a campanha política de 1982. “O sonho do meu avô Laércio era sólido. Pegamos seus ideais e transformamos um jornal com forte viés político num grande veículo de comunicação, líder absoluto no mercado. O sonho continua”, assegura Jader Filho.

Ele aponta o segredo desse sucesso: muito trabalho em equipe, sempre buscando a qualificação de pessoal, inovação tecnológica e investimentos em infraestrutura. “Assim fomos nos transformando. Em 2006, o DIÁRIO já detinha mais de 60% de participação no mercado, numa das maiores viradas mercadológicas que o Pará já assistiu”.

Ele lembra que o DIÁRIO já lidera o mercado de impressos no Estado há mais de uma década. “O jornal alcançou muitos objetivos e quase tudo aquilo que imaginamos foi alcançado. O jornal, como todos os veículos do mundo, passa por processo de transição. O mercado como um todo vai se alterar. Temos que compreender aquilo que o consumidor quer”.

DESAFIOS

Jader avalia que o jornal está forte, sólido, mas com muitos desafios, talvez com mais até do que quando se buscava a liderança de mercado. “Como qualquer outra empresa que quer se manter competitiva no mercado, o jornal tem que ficar sempre um passo à frente e analisar o que está se passando no mercado e o que consumidor está passando para ele”, afirma.

Trabalho integrado com as redações da RBATV e DOL O leitor foi, é e sempre será o foco principal do DIÁRIO. “Na linha editorial, nos projetos que lançamos e nas promoções que fazemos. Tudo tem esse princípio. O que o leitor quer saber, o que ele quer ler: essa é a nossa preocupação principal”, endossa Camilo Centeno, diretor geral da RBA.

Uma prova disso foi o que ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando a redação do jornal passou por uma reestruturação física que resultou na integração das redações da RBATV, jornal e Diário On-line.


(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

LOGÍSTICA

Além de possibilitar a troca constante de conteúdo, a unificação das redações otimizou a logística. “Trabalhamos agora num grande centro integrado de produção de notícias, com recursos ampliados e com maior auxílio aos profissionais dos veículos. E, na ponta, quem ganhará com essa nova organização é o leitor”, diz Camilo.

E o DIÁRIO permanece em contínuo crescimento. “Hoje vários jornais passam por problemas no Brasil. Felizmente estamos na contramão disso. O que o leitor quer nós oferecemos por meio de bons profissionais que atuam no grupo, com investimentos nas redações, na gráfica. O foco todo dia é oferecer ao leitor tudo o que ele quer encontrar em um jornal”, reforça. No próximo domingo, o DIÁRIO publicará uma edição especial de aniversário.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias