plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Acará teve 4 surtos da doença de Chagas

O município do Acará, na região nordeste do Estado do Pará, já registrou 4 surtos da doença de Chagas somente este ano. A confirmação é do Instituto Evandro Chagas (IEC) que, na tarde de ontem, detalhou os recentes casos que estão sendo acompanhados pela

O município do Acará, na região nordeste do Estado do Pará, já registrou 4 surtos da doença de Chagas somente este ano. A confirmação é do Instituto Evandro Chagas (IEC) que, na tarde de ontem, detalhou os recentes casos que estão sendo acompanhados pela instituição.

Evandro Chagas confirma surtos de doença de Chagas no Pará

Apenas de julho até agora são dois surtos, envolvendo 20 pessoas de duas famílias. O primeiro surto foi identificado pela Secretaria Municipal de Saúde, enquanto que o segundo chegou ao conhecimento do IEC espontaneamente. Destes casos, um senhor de 89 anos morreu. O IEC ainda investiga se os dois surtos têm relação.


(Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Segundo a chefe do setor de epidemiologia do Evandro Chagas, Ana Yecê das Neves, os pacientes estão hospitalizados e passam bem. “As pessoas dessas famílias ingeriram açaí, no dia 14 de julho, em grande quantidade, comprado em vários locais”, informou Ana.

A doença de Chagas é infecciosa e transmitida por um parasita encontrado em fezes de insetos. Na Amazônia, a forma de transmissão mais comum é pela via oral, ou seja, pela ingestão de alimentos contaminados, tendo o açaí como principal hospedeiro.

Segundo o IEC, no Pará o aumento dos surtos costuma ocorrer a partir do mês de julho, período da safra do fruto e momento em que aumenta a quantidade de barracas de venda sem a higienização adequada. Outra causa é o aumento do calor, que faz com que os insetos saiam de seus habitats. “Numa dessas saídas o inseto pode cair em uma máquina de açaí”, diz.


(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

SINTOMAS

Além de cobrar manipulação correta dos vendedores, a população deve ficar alerta para o sintoma de febre por mais de sete dias, principalmente se acometer mais pessoas da família ao mesmo tempo. Quanto mais cedo o diagnóstico maiores serão as chances de tratamento. No entanto, um dos maiores problemas no tratamento da doença é o desconhecimento dos profissionais de saúde em geral que, muitas vezes, não conseguem suspeitar da doença.

“É preciso capacitar mais os médicos para detectar o problema, embora todo município tenha um setor de endemias nas Unidades de Saúde para fazer os exames especializados”, esclarece Ana Yecê.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-532341-evandro-chagas-confirma-surtos-de-doenca-de-chagas-no-para.html
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias