plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Idoso continua vivendo em condições de abandono mesmo após denúncias; veja o vídeo

Mesmo após denúncias feitas por vizinhos, o idoso João Cordeiro de Souza, de 76 anos, continua vivendo em condições precárias e de abandono no conjunto Promorar, no bairro Val-de-Cans, em Belém. O idoso conta com a ajuda de vizinhos para se alimentar. S

Mesmo após denúncias feitas por vizinhos, o idoso João Cordeiro de Souza, de 76 anos, continua vivendo em condições precárias e de abandono no conjunto Promorar, no bairro Val-de-Cans, em Belém.

O idoso conta com a ajuda de vizinhos para se alimentar.

Segundo a vizinha Ana Paula, o idoso entrou em depressão após ser vítima de estelionato, no valor de R$ 15 mil.

O caso foi denunciado à Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), desde a última quarta-feira (8), que já tomou as providências que cabem ao órgão.

"Na sexta-feira encaminhei ofício para a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), órgão que dá assistência neste tipo de caso. Eles disseram que iriam tomar as providências. A delegacia está fazendo a parte dela que é a investigação. Não compete a nós dar abrigamento, não é competência da polícia", disse a delegada Regina Tavares.

Apesar dos trabalhos, a delegada informou ainda que o nome dado pelos vizinhos do idoso não consta no sistema o que vem dificultando as investigações.

os vizinhos resta a esperança de que tudo seja resolvido.

“Estamos aguardando e esperamos de coração que eles resolvam a situação dele nessa semana”, diz a vizinha de seu João, Ana Paula, que cuida dele.

No início da semana, Ana Paula contou que os vizinhos já ligaram para o Corpo de Bombeiros, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a Delegacia do Idoso, "mas um joga a responsabilidade para o outro e ninguém faz nada”.

Apenas a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) se pronunciou sobre o caso. Em nota, a Sesma explicou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) só pode ser acionado se o paciente necessitar de atendimento de saúde e que a política de assistência à pessoa idosa é de responsabilidade estadual.

O DOL já solicitou nota à Seaster e aguarda resposta sobre as providências a serem tomadas daqui pra frente.

VEJA O VÍDEO DAS CONDIÇÕES DO IDOSO:

Abandono de idoso: Denuncie!

As denúncias podem ser por telefone ou diretamente na sede da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), na sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), localizada na rua Avertano Rocha, 417, entre travessas São Pedro e Padre Eutíquio, bairro da Cidade Velha, em Belém.

O atendimento é de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Informações pelo telefone (91) 3222-7564, ou via internet, no endereço eletrônico [email protected].

SEASTER

Em nota, a Seaster respondeu que o caso do idoso deverá ser encaminhado para a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de política de assistência social no município de Belém, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) responsável pelo atendimento à famílias e pessoas que estão em situação de risco ou tiveram seus direitos violados.
"O idoso em questão deverá ser atendido e acompanhado pela equipe técnica da Funpapa e tomada as providências necessárias do caso", diz a nota.

Denúncias de crimes contra idosos, 24 horas, pelo fone 181 (Disque-Denúncia).

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias