plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

Conhece o e-Título? Saiba como usar o aplicativo que substitui o título de eleitor

Se você perdeu o título de eleitor e não conseguiu fazer a segunda via, fique tranquilo. As eleições de 2018 serão as primeiras em que será possivel apresentar um aplicativo - o e-Título — para votar. O app está disponível na Google Play e na App Store.

Se você perdeu o título de eleitor e não conseguiu fazer a segunda via, fique tranquilo. As eleições de 2018 serão as primeiras em que será possivel apresentar um aplicativo - o e-Título — para votar.

O app está disponível na Google Play e na App Store. Depois de baixá-lo, basta inserir o número do título eleitoral, seu nome, o de seus pais e sua data de nascimento. Então, será gerado um e-título que, ao ser acessado pela primeira vez, grava o documento localmente e o deixa disponível.

Se você já tiver feito o cadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, não sendo necessário levar nenhum outro documento na hora de votar.

Já se você ainda não fez o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a eleição.

O título de eleitor impresso continua valendo, mas é preciso lembrar que ele exige a apresentação de um documento com foto (como RG ou carteira de motorista).

Além de não precisar levar documento de papel, o e-Título tem como vantagem o fato de trazer informações básicas — como sua zona e seção —, o endereço do local de votação e a situação cadastral do eleitor em tempo real. O documento digital ainda permite emitir a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

COMO USAR O APP?

1 — Acesse a loja virtual do seu sistema operacional do smartphone — Google Play para Android e App Store para iPhone — e baixE o aplicativo.

2 — Com o app instalado, a página inicial pede que você insira os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome do pai e nome da mãe. Finalizando, pressione "Acessar".

3 — Em seguida, na aba "Onde votar" você confere o endereço completo do seu local de votação e número da zona eleitoral, assim como o número da seção e a data da próxima eleição.

4 — No dia de votar, basta apresentar o QR Code na aba "Validar" para registrar sua presença.

(Com informações do portal Zero Hora)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias