plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Indígenas bloqueiam via que dá acesso a Belo Monte

Na madrugada desta sexta-feira (03), índios da região do Xingu, sudoeste paraense, fecharam o km 603 da BR-230, em Altamira, que dá acesso as obras da hidrelétrica de Belo Monte. Com o bloqueio, os trabalhadores e a população em geral não conseguem trafeg

Na madrugada desta sexta-feira (03), índios da região do Xingu, sudoeste paraense, fecharam o km 603 da BR-230, em Altamira, que dá acesso as obras da hidrelétrica de Belo Monte. Com o bloqueio, os trabalhadores e a população em geral não conseguem trafegar. A via dá acesso a todas as entradas da obra de Belo Monte, como a dos sítios Pimental e Canais e Diques.

Índios na via bloqueada (Foto: Xingu 230)

Cerca de 80 lideranças indígenas da etnia Parakanã, armados com arco e flecha, impedem qualquer tráfego na área. Os índios questionam há um ano a desintrusão das suas terras, Ti Apyterewa.

Em denúncia feita por eles para a Fundação Nacional do Índio (Funai), eles questionam a invasão de terras indígenas, por pessoas que querem explorar o local retirando madeira e transformando em pastagem, eles se dizem ameaçados por fazendeiros, como nada foi feito, eles resolveram se manifestar.

Os nativos já tinham feito um pedido em forma de protestos na frente do prédio justiça federal em Altamira no início desta semana, para dar celeridade na ação de desintrusão, porém dizem que não estão sendo ouvidos e a situação tem se agravado no Alto Xingu, sem respostas eles resolveram endurecer os protestos.

A 4ª delegacia em Altamira já foi informada do caso e media um acordo com as lideranças Parakanã.

DECISÃO

Em julho, o governo federal adiou por tempo indeterminado a operação que deveria retirar mais de 400 famílias de posseiros e garimpeiros da terra do Povo Parakanã, e da Cachoeira Seca, em São Félix do Xingu. Em 2017 foram destinados 12 milhões de reais para serem utilizados na desintrusão, que chegou a registrar o envio de tropas das Forças de Segurança.

(Com informações de Felype Adms/Xingu 230 e PRF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias