plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Empresas paraenses já contrataram 4,5 mil jovens aprendizes este ano

O empresariado paraense está cada vez mais atento ao ganho que os jovens aprendizes podem trazer para seus negócios. Quem afirma isso é o presidente da Associação Proativa do Pará, Edivaldo Meireles, diante do estudo divulgado ontem pelo Departamento Inte

O empresariado paraense está cada vez mais atento ao ganho que os jovens aprendizes podem trazer para seus negócios. Quem afirma isso é o presidente da Associação Proativa do Pará, Edivaldo Meireles, diante do estudo divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), confirmando quase 4,5 mil contratações no primeiro semestre de 2018. A maioria desses novos talentos foi chamado pelos setores do Comércio, de Serviço e da Indústria de Transformação.

“É uma boa representatividade, números bem substanciais com ligeira elevação referente ao mesmo período do ano passado, quando tivemos cerca de 4,2 mil contratações. Isso significa a conscientização do mundo empresarial em dar oportunidade a quem está começando”, destaca Meireles.

À frente de uma associação que oferece cursos de capacitação a esses rapazes e moças que estão se inserindo ao mercado de trabalho por meio do programa criado pelo Governo Federal, ele afirma que o índice de migração desses iniciantes para o trabalho formal na empresa onde são contratados chega a 86%. “Isso comprova o quanto esse jovem é focado”, justifica.

Ele cita ainda o esforço do próprio aprendiz. “Nesse processo de quem está começando, quer aprender e mostrar serviço, ele acaba agregando valores da empresa e dando um retorno interessante”, analisa Meireles.

PARTICIPAÇÃO

Para participar do Programa do Jovem Aprendiz do Governo Federal é obrigatório estar cursando ou o Ensino Fundamental, Médio ou Superior, e ter entre 14 e 24 anos. No caso do Ensino Superior, as vagas são reservadas aos alunos que usufruem dos benefícios do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Financiamento Estudantil (Fies).

O tempo máximo de contrato é de 24 meses, e é obrigatório que ele participe ainda de cursos de capacitação, como os 28 que são oferecidos pela Proativa, para manter o contrato de trabalho.

De acordo com os dados analisados pelo Dieese, o Pará foi quem mais contratou nessa primeira metade do ano em toda a região Norte. A maioria das 4.491 contratações de jovens aprendizes no Estado no 1º semestre de 2018 (janeiro a junho) ocorreu no setor do Comércio, com a admissão de 1.491 pessoas; seguido do setor de Serviços, com a contratação de 1.292 pessoas; e do setor da Indústria de Transformação, com a contratação de 691 pessoas.

O restante se distribui pelos setores da Construção Civil, Agropecuária, Extrativo Mineral, Serviço Indústria e Utilidade Pública, e da Administração Pública.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias