plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Casos de HIV/Aids aumentam no município de Parauapebas

De acordo com os dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), lugar que presta serviço de atendimento especializado para pessoas com HIV ou Aids, os casos só aumentam, principalmente em homens de até 35 anos de idade.  Segundo informações, são mil

De acordo com os dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), lugar que presta serviço de atendimento especializado para pessoas com HIV ou Aids, os casos só aumentam, principalmente em homens de até 35 anos de idade.

Segundo informações, são mil pessoas vivendo com HIV/Aids no município, sendo que 600 estão em tratamento. Desde o começo do ano, 41 novos casos de HIV foram confirmados, sendo 35 em Parauapebas e 25 de Aids, sendo 9 no município.

Foi confirmado também, 10 casos de HIV em gestantes, sendo que 8 delas moram em Parauapebas. Somando, são 76 casos, sendo 51 de HIV e 25 de Aids.

Em relação a esse mesmo período, no primeiro semestre do ano passado, foram confirmados 67 casos, sendo um aumento de 13,5%.

A coordenadora do CTA, Milka Régia, ressalta que tem que trabalhar com linhas de prevenção. Combinar a prevenção desde a testagem até os medicamentos necessários, os preservativos, um pré-natal bem feito, que são formas de evitar as DSTs ou ISTs.

Desses 76 casos, 26 são mulheres e 50 homens. Por categorias, 61% são héteros; 13% são homossexuais (masculino); 11% bissexuais e 15% não declarados.

Vale lembrar que a política de atendimento para as pessoas que vivem com HIV/Aids é considerada uma das melhores, pois com o atendimento correto e mudança de hábitos, uma pessoa consegue envelhecer, mesmo sendo portadora da doença.

Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS e depois de se tornar paciente do CTA, a pessoa recebe acompanhamento psicológico com atendimento médico completo.

(Com informações do repórter Francesco Costa/Pebinha de Açúcar)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias