plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Para os estudantes, chegou a hora de arrumar a mochila de novo

Desde o primeiro final de semana de julho, a prática se repetiu: centenas de veículos saiam da cidade rumo às praias do interior do Estado. Nos últimos dias das férias escolares, porém, já há quem se prepare para retornar à rotina de estudo diária.  Na c

Desde o primeiro final de semana de julho, a prática se repetiu: centenas de veículos saiam da cidade rumo às praias do interior do Estado. Nos últimos dias das férias escolares, porém, já há quem se prepare para retornar à rotina de estudo diária.

Na casa da professora Fabíola Farias, 43 anos, o hábito de ir dormir e acordar tarde já estão com os dias contados. Os filhos Felipe, 8 anos, e Clara, 11, já retornam para as aulas no próximo dia 1º de agosto e, desde a última semana das férias, eles já estão sendo preparados para readequar o organismo para o retorno das atividades escolares. “Durante as férias a gente sempre relaxa um pouco mais. Então sempre quando faltam alguns dias para a volta eu já começo a orientar para dormirem mais cedo. Se não fizer isso o corpo sente”, explica.

Para Clara, essa é a parte mais difícil de ir para a escola de novo: acordar cedo. Apesar disso, ela já conta os dias para iniciar o período letivo do segundo semestre. “Eu fico com um pouco de saudade dos estudos e dos amigos também”, diz.

Pensando em deixar tudo pronto para o dia 1º, Fabíola conta que já levou os filhos à papelaria para comprar algum material escolar que fosse necessário, providenciou a lavagem deles e já deixou os uniformes preparados. Além das crianças, ela mesma também retornará à rotina no primeiro dia de agosto. “Eu sou professora, então eu também retorno no mesmo período. A ideia é já deixar tudo preparado”, garante.

PRIMEIRA VEZ

Elaine e Eder criam atividades pedagógicas para que a Eva possa continuar aprendendo, mesmo em casa (Foto: Fernando Araújo)

Na casa da pequena Eva Quintela, 3 anos, a preparação também já iniciou. A experiência de estar de férias foi vivenciada por ela pela primeira vez neste ano. Por isso, os pais fizeram questão de conversar e explicar cada detalhe para a filha. “Explicamos que, durante as férias, ela poderia escolher o que gostaria de fazer durante o dia”, aponta a pedagoga e mãe de Eva, Elaine Quintela, 35 anos.

“Agora, na última semana, já começamos a explicar que ela vai retornar para a rotina”. Dentre os desejos apontados pela estudante estava o de dormir sem se preocupar com o relógio. Durante o recesso, a pequena teve a possibilidade de encarar, todos os dias, uma brincadeira lúdica diferente. Agora, para retomar a rotina de acordar cedo, os pais utilizaram como estratégia a adoção de uma contagem regressiva. “Quando faltavam 10 dias para o retorno, começamos a contar com ela. Tentamos preparar para tudo e não seria diferente com a volta às aulas”, garante o pai, Eder Quintela.

Apesar disso, Eva surpreende quando questionada sobre o que ela achou do período de descanso. “Eu gostei das férias, mas eu quero voltar pra escola. Estou com saudades”, afirma, sem hesitar, a estudante.

Preparação do organismo para a rotina é fundamental, recomenda psicóloga

]Para a psicóloga educacional e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Niamey Granhen, essa preparação da volta às aulas é fundamental para que o próprio organismo da criança não sinta tanto a diferença. Durante o período de férias, é normal que adultos e crianças busquem se desligar das atividades e que vivam o momento de descanso com intensidade. Porém, o retorno às atividades habituais não deve ser imediato. “O ideal seria que a pessoa já fosse desacelerando esse ritmo das férias, em média, uma semana antes do início das aulas”, recomenda, ressaltando que o período de tempo necessário varia de acordo
com cada pessoa.

O risco de se deixar levar pelo ritmo das férias até o último segundo é de que, tanto crianças como adultos, voltem à rotina com pouca disposição. “Normalmente as pessoas querem aproveitar até a última ‘gota’ e o que acontece é que, muitas vezes, a criança inicia a primeira semana como se ainda não fosse ‘valendo’”, avalia a psicóloga. “As crianças acabam iniciando o período letivo muito fadigadas. As primeiras semanas são quase sempre de atrasos. Algumas vezes a criança fica sonolenta durante as aulas porque estava acostumada a acordar tarde”.

Aproveitar a última semana para já organizar o material escolar que será utilizado no segundo semestre pode ser uma boa maneira de iniciar essa preparação. “Resgatar o horário do sono e parte daquela rotina vai ajudar a preparar o organismo”, reitera.

Como se preparar para a volta às aulas?

1 - Retome a rotina de forma gradual e permanente: Por volta de uma semana antes do retorno às aulas (o período pode variar de pessoa para pessoa) é possível iniciar as preparações, organizando cada dia uma necessidade.

2 - Se informe sobre a rotina das aulas: Normalmente as crianças possuem um horário na escola. É importante buscar tal informação para já começar a se preparar para o período letivo.

3 - Higienize o material: Antes do retorno, é importante verificar se é necessário lavar algum material, como a mochila, por exemplo. Perceber a necessidade já no primeiro dia de aula pode deixar o retorno mais complicado. O mesmo vale para o uniforme.

4 - Resgate o seu horário de sono: Retomar os horários de sono contribui para que o organismo não sinta tanto à volta da rotina. Isso pode ajudar a evitar atrasos e até sonolência excessiva durante as primeiras aulas.

5 - Verifique o material: O ideal é checar o material escolar com antecedência para saber se está faltando algo. Assim é possível iniciar as aulas já com os itens necessários para o estudo.

Fonte: Niamey Granhen - Psicóloga educacional e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias