plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Visita ao Ver-o-Peso marcou despedida de Princesa Mako do Pará

No último dia de visita ao Brasil, a princesa do Japão, Mako, conheceu o Mercado de Peixe e a feira de artesanato do Ver-o-Peso, em Belém. A visita ocorreu na manhã de sábado (28), um dia após ela ter conhecido a cidade de Tomé-Açu, nordeste paraense. A p

No último dia de visita ao Brasil, a princesa do Japão, Mako, conheceu o Mercado de Peixe e a feira de artesanato do Ver-o-Peso, em Belém. A visita ocorreu na manhã de sábado (28), um dia após ela ter conhecido a cidade de Tomé-Açu, nordeste paraense. A princesa é a neta mais velha do imperador Akihito e esteve no Brasil para comemorar os 110 anos da imigração japonesa em território brasileiro.

A representante da realeza nipônica chegou ao Ver-o-Peso às 8h e seguiu diretamente para o Mercado de Peixe, onde fez uma visita rápida. De lá, seguiu para a área onde ficam localizadas as barracas de artesanato, já próximo à margem da Baía do Guajará. Toda a visita foi cronometrada e não durou mais do que dez minutos. Ainda assim, houve tempo para que alguns feirantes interagissem com a realeza.

Feirante no Ver-o-Peso já há 45 anos, Neuza Reis, 52 anos, teve a oportunidade de dizer algumas palavras de boas vindas à princesa Mako. “Eu só consegui dizer ‘bom dia, prazer em conhecer’ e, quando eu vi, ela apertou a minha mão”.

Ainda que a experiência tenha surpreendido Neuza, ela não nega que ficou a vontade de recepcionar a princesa de uma forma mais condizente com a hospitalidade paraense. “Eu gostaria de ter mostrado para ela os nossos bombons do Pará”, revelou. “Quem vem ao Ver-o-Peso não pode sair sem provar um suco de Bacuri”.

Na banca do feirante Alonso Santos, 56 anos, a peculiaridade apresentada à princesa foi a cuia que, em muitos casos, ainda é o prato do paraense. Alonso sabia que a realeza estaria no Ver-o-Peso na manhã de sábado, mas não esperava que ela fosse parar justamente diante de seu box. “Pediram explicações sobre algumas coisas e uma delas foi sobre como é feita a cuia”, contou, ao revelar que Mako saiu do local com uma cuia decorada como presente. “Ela é muito simpática,
calma e simples”.

PROGRAMAÇÃO

Após a programação no Ver-o-Peso, a princesa Mako seguiu para uma recepção na Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira, onde encontrou com representantes de entidades nikkeis (como são chamados os japoneses e seus descendentes que moram fora do Japão). A alteza imperial deixou Belém por volta de 12h rumo ao Japão.

PARA ENTENDER

O Pará foi o último Estado visitado pela princesa do Japão, Mako. Além dele, ela também esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Amazonas.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias