plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lua de Sangue: veja onde acompanhar o maior eclipse lunar em Belém

O eclipse avermelhado conhecido como "Lua de Sangue" será o de maior duração no século e poderá ser visto nesta sexta-feira (27). Em Belém, o astro vai apontar parcialmente no céu às 18h21. Hoje tem lua de sangue, o eclipse lunar mais longo do século

O eclipse avermelhado conhecido como "Lua de Sangue" será o de maior duração no século e poderá ser visto nesta sexta-feira (27). Em Belém, o astro vai apontar parcialmente no céu às 18h21.

Onde observar o eclipse?

O Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai promover uma observação do fenômeno a partir das 17h, na sua sede, sala 7 do Pavilhão Q do Campus Básico da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém.

O Nastro é um Centro de Ciências que visa contribuir para divulgação e popularização da Astronomia na Amazônia, além de colaborar também com as instituições de ensino, especialmente as escolas públicas do Pará.

Em associação com o Núcleo, há projetos de extensão desenvolvidos com o apoio da Proex/UFPA. Atualmente, o Nastro conta com mais de 20 voluntários de diversos cursos e instituições, entre eles Física, Ciências Naturais, Engenharias e Letras.

Atividades - O Núcleo realiza semanalmente apresentações sobre Astronomia e Astronáutica voltadas para turmas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, que visitam o espaço do projeto.

As “Quartas Astronômicas” ocorrem toda semana, às quarta-feiras. As palestras se iniciam às 17h30 e são seguidas de observações com equipamentos especializados do acervo do Nastro. A participação é aberta a qualquer pessoa interessada.

O espaço do núcleo também é aberto para visitas, que devem ser agendadas previamente para verificação da disponibilidade de horário. Também são realizadas gratuitamente observações em locais públicos do Estado, sempre que um evento astronômico possa ser observado nas localidades paraenses, como o eclipse lunar que será perceptível nesta sexta-feira, 27.

Todas as atividades são realizadas principalmente por discentes (monitores, colaboradores e bolsistas) sob a orientação dos professores que compõem a equipe do projeto.

Aos sábados pela manhã, ocorre a preparação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

As inscrições ocorrem em um período pré definido, sendo divulgadas pelas redes sociais do Nastro e pelas escolas públicas, principalmente aquelas nas proximidades da UFPA.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias