plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estado tem 10 pessoas assassinadas por dia no ano de 2018

O Pará registra, em 2018, cerca de 10 assassinatos por dia. De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, 1.919 pessoas foram vítimas de homicídios no Pará, segundo os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As estatísticas

O Pará registra, em 2018, cerca de 10 assassinatos por dia. De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, 1.919 pessoas foram vítimas de homicídios no Pará, segundo os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As estatísticas assustam e ainda revelam que 2018 deverá ser um dos mais violentos da história paraense, já que o número de homicídios registrados ao logo do primeiro semestre já representa mais da metade do total registrado no ano passado, quando 3.820 pessoas morreram assassinadas.

Entre estas vítimas que perderam a vida de forma violenta este ano está o marceneiro Jeferson Carlos Osório Nascimento, de 27 anos, morto a tiros na madrugada do dia 22 de abril, no bairro do Benguí, em Belém. Os suspeitos de terem cometido o crime estavam em um carro vermelho. O caso é investigado pela delegacia do bairro, mas até hoje ninguém foi preso. Passado 3 meses, os familiares de Jeferson ainda não conseguiram retomar a rotina. Vivem sob a angústia da perda e da espera por Justiça.

No geral, os crimes de morte registrados este ano no Pará apresentam características de execução, quando não são ocorrências de latrocínio. Isto sem falar que a Região Metropolitana de Belém registrou pelo menos 1 chacina por mês, durante o primeiro semestre deste ano.

LIDERANÇA NEGATIVA

O Atlas da Violência 2018, divulgado no mês passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aponta o Pará como o 4º estado mais violento do Brasil, tendo registrado, em média 50,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. O estudo leva em consideração os índices de assassinatos registrados entre 2006 a 2016 – período em que o número de mortes violentas cresceu 103,7%.

O número de jovens assassinados, entre 15 e 29 anos, também cresceu assustadoramente, ainda, 91,2%. Pela primeira vez na história, o Pará superou o patamar de 50,8 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com o levantamento, desde 2006 foram 31 mil assassinatos no Pará, 21 mil desde a posse de Simão Jatene em 2011. O governador não criou nenhum programa nesses 12 anos para tentar reduzir o avanço da violência no Estado.

(Denilson D’Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias