plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Outeiro não tem investimento e praias ficam vazias no verão

Embora seja uma opção fácil para curtir o veraneio, já que está localizada a pouco mais de 20 km do centro da cidade, a ilha de Outeiro, na Grande Belém, tem atraído cada vez menos visitantes, de acordo com os moradores e comerciantes da região. 

Embora seja uma opção fácil para curtir o veraneio, já que está localizada a pouco mais de 20 km do centro da cidade, a ilha de Outeiro, na Grande Belém, tem atraído cada vez menos visitantes, de acordo com os moradores e comerciantes da região.

Apesar da beleza e da tranquilidade em algumas praias, a sujeira, assim como a insegurança e a falta de investimento do poder público no turismo local, tem feito os beleneneses darem preferência a outros destinos. “Ah, já foi bem melhor. Em outros anos, o mês de julho era cheio o tempo todo. Agora só dá gente aos domingos”, lamenta a garçonete Cleonice Rodrigues, 35, que trabalha em um bar no limite da Praia Grande com a Praia do Amor.

Os lucros do bar, por exemplo, já não são os mesmo de anos anteriores. Os estabelecimentos sobrevivem apenas com o mínimo para continuar de portas abertas. “Acho que falta um projeto turístico que realmente valorize a ilha. Trazer hotel, banco, para cá. Conservar as praias. Tem muita gente que não vem porque não tem onde ficar”.

ORLA
O auxiliar-técnico José Araújo, 55, que é frequentador assíduo da ilha há anos, clama pela criação de uma orla na região. “Todo lugar tem, só aqui que não. Ah se o governo investisse...”, lamenta. Araújo acredita que a ilha está abandonada e sem preservação, o que acha uma pena. “Aqui é tão bonito, única praia dentro de Belém. Só falta ser valorizada”, garante.
A promotora de eventos Bruna Sarmanho, 19, reclama de algumas praias que são tradicionalmente mais frequentadas pelos banhistas por acha-las muito sujas e bagunçadas. “Eu prefiro as áreas mais tranquilas, sem tumulto. É bem mais calmo e limpo, até a água fica melhor para tomar banho”, conta.

Apesar dos problemas, a jovem recomenda a ilha que, segundo ela, costuma frequentar desde a infância. “A gente tem de valorizar o que é daqui. É um bom espaço e tem para todos os gostos, para quem gosta de agito e esportes, e para quem gosta de tranquilidade”, afirma.

ESQUECIMENTO
Mas não são apenas os turistas que têm o que criticar sobre a ilha. Moradores fixos de Outeiro reclamam do descaso dos governantes e afirmam se sentirem esquecidos. “O prefeito não olha para cá. Nós também pagamos impostos, mas os nossos impostos nunca são investidos aqui, fica tudo para lá”, denuncia o pedreiro Junior ramos, 36, que há 13 anos habita o distrito. “Limpeza, policiamento, até bombeiros, só aparecem no período das férias. Somem no restante do ano”, alerta.

Segundo ele, não é possível tirar uma selfie sequer em determinadas praias sem ter o celular roubado. “Quando chove, as ruas todas alagam. Aqui ninguém sabe o que é saneamento”, aponta o morador.

(Arthur Medeiros/ Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias