plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Deputados de CPI visitarão mina da Hydro

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga danos ambientais na bacia hidrográfica do rio Pará irão hoje em Paragominas para visitar as dependências da mina de bauxita da empresa Hydro Alunorte. Já confirmaram presença os deputados: Co

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga danos ambientais na bacia hidrográfica do rio Pará irão hoje em Paragominas para visitar as dependências da mina de bauxita da empresa Hydro Alunorte. Já confirmaram presença os deputados: Coronel Neil, presidente; Celso Sabino, relator; e Carlos Bordalo, membro titular, além dos assessores técnicos da Comissão.

Os parlamentares receberam denúncias, pareceres e estudos técnicos afirmando que é altamente contaminante o processo de exploração de bauxita em Paragominas. As mesmas substâncias, segundo eles, foram identificadas pelos pesquisadores foram encontradas recentemente pelo Instituto Evandro Chagas e pela UFPA contaminando em grande escala as águas do solo, do subsolo e dos rios e igarapés de Barcarena.

Há também uma ação civil coletiva, promovida pela Associação Cainquiama (Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia, de Barcarena), junto a Justiça Federal pedindo a paralisação da exploração da mina de bauxita pela refinaria norueguesa.

A empresa é investigada desde fevereiro por uma contaminação de alcance não determinado provocado pelo vazamento de rejeitos de bauxita em Barcarena. As atividades de lavra em Paragominas começaram em 2007.

TESTEMUNHOS

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga danos ambientais na bacia hidrográfica do rio Pará já ouviu mais de 45 testemunhas, entre moradores atingidos, técnicos, secretários, representantes do terceiro setor, autoridades de órgãos municipais, estaduais e federais, diretores de empresas, pesquisadores e cientistas. Foi criada a partir de denúncias de transbordamento ocorridos em Barcarena nos dias 16 e 17 de fevereiro passado em bacias da Hidro Alunorte.

A Comissão é presidida pelo deputado Coronel Neil, tendo como relator o deputado Celso Sabino, e com membros titulares os deputados: Carlos Bordalo, Eliel Faustino, Soldado Tércio, Miro Sanova e José Scaff. Instalada em 20 de março de 2018, teve o prazo final de ação prorrogado, em junho passado, até setembro deste ano.

(Com informações da assessoria de comunicação da Alepa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias