plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Escorpiões invadem bairros brasileiros. Saiba como conter a invasão

Responsável por 184 mortes no Brasil em 2017, o escorpião ultrapassou as serpentes no topo do ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mesmo ano, foram registrados 105 casos de morte por venen

Responsável por 184 mortes no Brasil em 2017, o escorpião ultrapassou as serpentes no topo do ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mesmo ano, foram registrados 105 casos de morte por veneno de cobra.

Em alguns bairros da Bahia, onde foram registrados a maioria dos casos, moradores encontraram alguns animais escondidos nas roupas, nos calçados e até em máquina de lavar.

Escorpiões são animais pouco agressivos e com hábitos predominantemente noturnos, o que torna os acidentes com esses animais menos frequentes do que os com cobras.

O veneno do escorpião ataca o sistema nervoso e pode até matar – especialmente se a vítima for uma criança. Por conta disso, é importante buscar socorro o mais rápido possível para que o tratamento adequado possa ser administrado o quanto antes.

Como reconhecer:

A reação à picada depende do tipo de escorpião. Imediatamente após a mordida, a pessoa pode começar a sentir:- dores fortes- náuseas- vômitos- aumento da pressão arterial- suor intenso- baixa rápida da temperatura do corpo

Como agir:

- Mantenha a vítima calma- Não esprema nem sugue o local da picada- Lave o local com água e sabão- Procure o serviço de emergência- Se há condições de segurança, leve o escorpião (vivo ou morto) ao serviço de atendimento de emergência (assim será mais fácil descobrir o soro adequado para tratar a vítima)

Como prevenir:

- Use sempre calçados e luvas apropriadas ao manusear materiais de construção ou lenha- Em locais onde há presença destes animais, vede a soleira das portas com frisos de borracha ou com saquinhos de areia- Não coloque as mãos em tocas e lugares escuros onde o escorpião possa se esconder - Feche bem os sacos de lixo e mantenha os terrenos próximos de sua moradia limpos, evitando baratas e moscas, animais que costumam atrair esses predadores- Examine roupas, calçados e roupas de cama e banho antes de usá-las.

(Com informações de IG)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias