plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja 10 áreas para trabalhar em casa

Poder dar início ao trabalho sem antes ter de enfrentar congestionamentos, ônibus lotados ou dificuldades para estacionar. Para muitos trabalhadores, tais possibilidades não passam de um desejo. Porém, já há quem consiga alcançá-los a partir de uma modali

Poder dar início ao trabalho sem antes ter de enfrentar congestionamentos, ônibus lotados ou dificuldades para estacionar. Para muitos trabalhadores, tais possibilidades não passam de um desejo. Porém, já há quem consiga alcançá-los a partir de uma modalidade de trabalho apontada como uma tendência de mercado, o home office.

A oportunidade de flexibilizar o local de trabalho é o centro desse conceito. Com o suporte da mobilidade proporcionada pelo computador conectado à internet, o modelo tem como característica a possibilidade de maior liberdade e conforto. É possível trabalhar de casa, de uma lanchonete ou até durante uma viagem. Porém, é preciso manter o foco para não confundir flexibilidade com desorganização.

Psicóloga e máster coach de carreira, Thayana Benmuyal Barroso destaca que o fundamental é a pessoa ter consciência de que precisa manter uma rotina de trabalho. “Se não tiver disciplina e foco, não consegue ter um bom rendimento”, considera. “É preciso ter uma rotina, planejamento, disposição mental para compreender que, naquele momento, você está no trabalho”.

Thayana diz que a própria vestimenta pode influenciar nessa compreensão. Acordar e, ainda de pijamas, dar início ao trabalho pode comprometer o rendimento do indivíduo. “Faz diferença se você se arruma para trabalhar, mesmo estando em casa. Também é preciso ter um espaço que será destinado para o trabalho”, aconselha. “Manter um planejamento do que fazer, listando as demandas mais urgentes também faz você se manter no foco”.

Logo que iniciou a rotina de trabalho em casa, o publicitário Alexandre Modesto, 33, precisou aprender a lidar com essa conciliação entre o trabalho em si e as demandas domésticas. Passados dois anos do início da experiência, ele não pensa em mudar a forma de trabalho. “O home office é libertador”.

Durante muito tempo, Alexandre trabalhou na área de marketing de uma empresa. Passados anos de colaboração, ele decidiu iniciar o próprio negócio na área de marketing digital e abriu um escritório. O alto custo com a manutenção do espaço e com o pagamento de funcionários, porém, fez com que ele migrasse para o home office, onde permanece. “Com o home office os custos caíram e o meu lucro aumentou”.

CUSTOS

Não apenas a diminuição dos custos, mas também a flexibilidade de horários faz que com que Alexandre, hoje, possa investir mais em sua própria qualificação. “Eu vou viajar para São Paulo para fazer um curso e vou levar trabalho comigo para fazer lá”, aponta.

No caso do também publicitário João Felipe, 36 anos, os finais de semana acabam sendo preenchidos pelo trabalho, já que ter o próprio negócio demanda ainda mais dedicação. Ainda assim, ele não titubeia ao apontar o que visualiza para o seu futuro profissional. “Não me imagino batendo ponto de novo”.

Felipe trabalhava em uma agência, quando precisou sair do local. A necessidade fez com que ele e a sócia Daniele Tavares, 34, dessem início à própria agência de marketing digital, com a estrutura instalada em casa. Entre as vantagens, Felipe destaca uma bem particular. “Gosto muito de animais. Temos 5 cachorros, uma gata e três tartarugas”, diz. “Quando eu faço um intervalo no trabalho posso ir com eles, brincar um pouco e voltar para o trabalho”.

Mas o publicitário não esconde que a área também exige desafios. “Eu era da área de criação, não fazia atendimento. Então foi um pouco difícil fechar os primeiros clientes”, conta. Diante do esforço dele e de Daniele, a agência cresceu e hoje conta com três colaboradores. Com uma estrutura maior, Daniele destaca que, para que tudo dê certo, é preciso não apenas organização, mas também encontrar meios para atrair os clientes. “Temos que conquistar o cliente o tempo todo, sempre dando atenção, oferecendo soluções”, considera.

Algumas profissões acabam sendo mais propícias para o home office, como o próprio marketing digital. Diretor de recursos humanos da Trainee RH, Thallys Ferreira aponta que, entre os profissionais que mais atuam na área estão os consultores, contadores, administradores, designers, profissionais de tecnologia da informação em geral, produtores de conteúdo (blogueiros ou youtubers) e jornalistas. “São profissionais que podem atuar de forma independente”.

O diretor de recursos humanos lembra que muitas empresas que possuem sedes fixas já estão flexibilizando suas rotinas de trabalho para que colaboradores possam atuar de forma remota. “São condições bastante valorizadas pelas gerações mais atuais”.

Coworking pode ser um bom aliado no trabalho

Quando os trabalhos home office exigem uma demanda de atendimento presencial ao cliente, um bom aliado pode ser outra ‘nova’ modalidade de ambiente de trabalho, o coworking. O termo é usado para designar espaços que oferecem a estrutura necessária para que diferentes empresas se juntem e desenvolvam seus negócios.

A máster coach de carreira, Thayana Benmuyal Barroso, explica que, normalmente, o espaço é alugado por hora ou por dia. O formato pode ser uma boa alternativa para receber ou reunir-se com clientes sem comprometer a intimidade da própria casa. “Para quem trabalha em home office e precisa de um ponto para atender, pode pagar por hora para utilizar uma sala de reuniões, por exemplo”, aponta. “Algumas vezes, atender o cliente em casa pode expor muito a sua rotina, a sua família e, dependendo do caso, nem sempre passa muita credibilidade”.

10 ideias de negócios home office

1 - Artesanato

É possível ir para feiras do setor apenas eventualmente, com o objetivo de expor seu trabalho e atrair novos clientes. Outra possibilidade é montar uma loja virtual e usar as redes sociais para divulgar o trabalho.

2 - Beleza

Atendendo à demanda de um bairro ou uma região da cidade, é possível aproveitar a necessidade da sua vizinhança. Uma situação comum é a da empreendedora que oferece em sua casa ou garagem serviços de depilação e manicure.

3 - Consultoria

Se você possuía um cargo analítico no seu último emprego, uma saída comum nesses casos é abrir uma consultoria e trabalhar aconselhando clientes. Nesse tipo de negócio, não é necessário possuir um ponto comercial, já que é costumeiro que o empreendedor faça consultas no local pedido pelo contratante. É possível investir em um site próprio para construir credibilidade em vez de investir muito mais em um ponto.

4 - Cozinha

Alguns dos serviços mais conhecidos são as encomendas de salgadinhos e doces. É possível trabalhar cozinhando em casa sob encomenda ou vendendo com base na sua rede de contatos. Outro serviço muito apreciado é oferecer a entrega em domicílio.

5 - Desenvolvimento de aplicativos e software

É possível montar uma loja virtual, trabalhar como freelancer para outros serviços de internet ou investir na programação de um aplicativo para smartphones – uma tendência dentro de um setor que já está em alta. O mercado de aplicativos possui taxas de crescimento grandes e a pessoa que possui facilidade na área pode aproveitar esse grande nicho trabalhando de casa.

6 - Design gráfico

É possível ganhar dinheiro vendendo materiais gráficos, como logos e banners, por meio da internet. O empreendedor pode usar sites como o “We Do Logos” para isso: há uma espécie de leilão entre designers e o projeto preferido pela empresa contratante ganha a possibilidade de realizar o serviço completo.

7 - E-commerce de nicho

Montar uma loja virtual é um trabalho ideal para ser feito em casa, já que se necessita, basicamente, de um computador para trabalhar. Por conta de o espaço para estoque de produtos ser pequeno, uma boa aposta pode ser investir em um ramo especializado e pelo qual se tenha interesse. É um tipo de empreendimento com pouco estoque e alta rentabilidade

8 - Franquia virtual

Muitos empreendedores escolhem franquias por já haver um modelo formatado de negócio. Uma tendência são as franquias que investem em operações mais enxutas e investimentos iniciais menores: para isso, muitas resolvem simplesmente apostar no digital e retirar qualquer custo fixo com ponto comercial. Principalmente as franquias que permitem que o empreendedor tenha uma página sua dentro do site, comercializando os produtos e ganhando uma porcentagem sobre o que é vendido.

9 - Organização de eventos

É possível trabalhar de casa como organizador de eventos justamente porque é costumeiro o empreendedor visitar o cliente e não o contrário. É possível organizar desde festas infantis até casamentos, desde que você tenha experiência nessa área ou então procure se capacitar para isso.

10 – Prestação de serviços

Atividades que o cliente não precisa visitar o prestador de serviço abrem a possibilidade de tocar o serviço da própria casa do empreendedor. Isso fica especialmente interessante se você possui formação em uma área que permite esse tipo de atendimento na casa do cliente. É o caso de contadores e de arquitetos, por exemplo.

Fonte: Sebrae – AP.

DICAS

1 - Reservar um espaço específico para o escritório

2 - Manter a porta fechada, caso o espaço permita

3 - Evitar distrações, como por exemplo, televisões e vídeo games

4 - Caso tenham crianças na casa o ideal é ter uma pessoa para cuidar delas

5 - Manter o ambiente de trabalho organizado

6 - Estruturar os horários de trabalho para se adaptarem aos ciclos de produtividade mais altos

7 - Definir as próprias regras, como, por exemplo, um intervalo a cada hora, um tempo diário determinado para sair de casa, navegar na internet somente para tratar de assuntos relacionados ao trabalho

8 - Definir um limite de horas extras.

Fonte: Sebrae nacional

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias