plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Parque zoobotânico de Carajás é opção de lazer nas férias

Acha que no Pará não tem serra? Se enganou. Há sim e fica no sudeste paraense, a Serra dos Carajás, no município de Parauapebas, além de serra, há savana e uma floresta rica em biodiversidade, a Floresta Amazônica. Nela, há a Floresta Nacional de Carajás,

Acha que no Pará não tem serra? Se enganou. Há sim e fica no sudeste paraense, a Serra dos Carajás, no município de Parauapebas, além de serra, há savana e uma floresta rica em biodiversidade, a Floresta Amazônica. Nela, há a Floresta Nacional de Carajás, área com mais de 400 mil hectares de mata nativa preservada. É neste espaço que se encontra um dos pontos turísticos da região, o Parque Zoobotânico Vale ( PZV). Quem estiver de férias neste mês de julho, pode visitar o local que tem acesso totalmente gratuito.

No PZV, o visitante pode entrar no mais novo recinto inaugurado no Parque, o Viveiro de Imersão. O espaço proporciona um contato direto com as aves da fauna amazônica e livre de cercas. O recinto possui área total de 800m2, com 80 aves de 13 espécies, como Arara juba, Arara Canindé, Arara vermelha e papagaio- verdadeiro.

“Queremos incentivar um encantamento, que estimule ainda mais nas pessoas a importância da preservação, do cuidado e do respeito com os animais”, comenta o veterinário do parque, André Mourão. O recinto de imersão conta com visitas guiadas e há horário especiais e recebe, por sessão, 20 pessoas. É possível conhecer novo espaço pela manhã ou à tarde, nos horários de 10h30 às 11h30 e de 14h30 às 16h.

Nos demais horários, há a possibilidade de observar os animais em uma área externa de sombreamento. Grupos escolares e instituições podem fazer agendamento de visitas. Outra novidade do Parque são os quiosques para piquenique. A família visitante tem uma opção de espaço, em área adequada e sombreada, com mesas e bancos para aproveitar o lanche dentro parque. É sempre importante lembrar que é proibido alimentar os animais.

O Parque Zoobotânico Vale está dentro de uma Unidade de Conservação gerida e protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O espaço é um local de conservação e possui espécies ameadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.

O PZV está aberto à visitação todos os dias da semana, de 10h às 16h e conta com plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica. O Parque recebeu nos últimos 10 anos mais de 1.170 milhão de visitantes. O recorde de público foi alcançado ano passado, com um público visitante de 156 mil pessoas.

Informações e horários

Localização: Serra dos Carajás, no município de Parauapebas

Horário de visitação: 10h às 16 ( diariamente)

Viveiro de Imersão:

10h30 às 11h30 e de 14h30 às 16h ( diariamente) - 20 pessoas por vez

Entrada: gratuita

Mais informações: (94) 3327-5748

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias