plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Histoplasmose: a doença letal que ameaça os meninos presos na caverna

Após terem permanecido 17 dias presos numa caverna na Tailândia, os 12 meninos membros da equipe de futebol Javali Selvagem, e o treinador estão sendo submetidos a extensos exames médicos, por receio de terem contraído histoplasmose – uma doença pulmonar

Após terem permanecido 17 dias presos numa caverna na Tailândia, os 12 meninos membros da equipe de futebol Javali Selvagem, e o treinador estão sendo submetidos a extensos exames médicos, por receio de terem contraído histoplasmose – uma doença pulmonar potencialmente letal.

A patologia é provocada pela inalação de dejetos e fungos de aves e morcegos. As células reprodutivas presentes nesses fungos vivem sobretudo em ambientes úmidos, e por esta razão a condição adquiriu também o apelido de ‘doença da caverna’.

Apesar de a maioria dos casos de histoplasmose não requerer tratamento, a infecção pode evoluir para uma condição mais séria, quando os afetados ficam com o sistema imunológico profundamente fragilizado.

Os casos mais severos de ‘doença da caverna’ podem causar o aparecimento de meningite, pneumonia, prejudicar o funcionamento das glândulas supra-renais e provocar ainda complicações de natureza cardíaca e pulmonar.

Quais são os sintomas desta condição?

A infecção pode permanecer inativa por até 17 dias, porém os sintomas aparecem normalmente 10 dias após o contágio. Os casos mais severos de histoplasmose manifestam-se através de sintomas semelhantes aos da tuberculose, e que incluem falta de ar e tosse com sangue.

Febres altas, dores de cabeça severas e rigidez no pescoço (devido ao inchaço que surge na zona do cérebro e na espinha dorsal), são os principais sinais que indicam que aquela condição evoluiu para algo mais sinistro e potencialmente mortífero.

Apesar de dois meninos terem apresentado complicações pulmonares, até ao momento nenhum dos resgatados foi diagnosticado com histoplasmose.

(Com informações de Notícias ao Minuto)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias