plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Barcarena/Açailândia: Diário Oficial da União confirma construção de ferrovia

O Diário Oficial da União publicou ontem (9), a Resolução nº 47, de 6 de julho de 2018, do Conselho de Parcerias de Investimentos, que faz parte da estrutura da Presidência da República. A Resolução qualifica os empreendimentos públicos federais do setor

O Diário Oficial da União publicou ontem (9), a Resolução nº 47, de 6 de julho de 2018, do Conselho de Parcerias de Investimentos, que faz parte da estrutura da Presidência da República. A Resolução qualifica os empreendimentos públicos federais do setor de transportes no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), entre eles o projeto do Tramo Norte da Ferrovia EF-151 - Ferrovia Norte-Sul (entre Açailândia/MA e Barcarena/PA, no Porto de Vila do Conde), estados de Maranhão e Pará.

A oficialização confirma um dos mais importantes projetos para o desenvolvimento do sistema modal ferroviário do Estado do Pará e só foi possível graças à intervenção do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e do ex-ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que protestaram junto ao ministro da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, contra decisão anterior, que excluía o Pará do programa de parcerias.

“Levamos a situação ao ministro Padilha que entendeu que nosso Estado, mais uma vez, perderia muito. Esse braço da Ferrovia Norte Sul, o Tramo Norte, é um importante eixo de ligação. Quando estiver concluído, vai permitir que Vila do Conde se transforme em um dos mais importantes portos de escoamento da produção brasileira”, destacou o senador.

COMPETITIVIDADE

O Tramo Norte está incluído nos projetos estratégicos nacionais com vistas a ampliar a malha ferroviária e possibilitar o aumento da arrecadação tributária municipal e a renda nos municípios cortados pelos trilhos e pelos pátios de integração multimodais que virão ao longo dos 477 quilômetros de extensão.

O senador Jader Barbalho explicou que a infraestrutura portuária que será ampliada em Vila do Conde, a partir da construção da ferrovia, vai garantir o escoamento de produtos para o mundo dando maior competitividade para as empresas que atuam no Estado. O senador informou ainda que o governo russo já manifestou interesse na estrutura portuária da região Norte, que permite o encurtamento da distância entre os mercados brasileiro, europeu e os países que fazem parte da chamada eurásia.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias