plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Consultas em unidade foram suspensas por causa da Copa

Com a primeira consulta do pré-natal agendada para as 11h dessa sexta-feira (6), a autônoma Vânia Pantoja, 30 anos, se dirigiu à Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Guamá, na rua Barão de Igarapé Miri, esperando receber o atendimento. A resposta ouvida, p

Com a primeira consulta do pré-natal agendada para as 11h dessa sexta-feira (6), a autônoma Vânia Pantoja, 30 anos, se dirigiu à Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Guamá, na rua Barão de Igarapé Miri, esperando receber o atendimento. A resposta ouvida, porém, foi a de que não poderia ser atendida e que deveria retornar ao local apenas na segunda (9). A justificativa dada? O jogo do Brasil na Copa.

“Isso é uma falta de respeito! Não se pode parar a saúde pública por causa de um jogo que, ainda por cima, só vai acontecer à tarde”, revoltou-se. A indignação de Vânia estava principalmente no fato de que a consulta havia sido agendada com antecedência. Ainda assim, ninguém da unidade de saúde entrou em contato com ela para desmarcar. Após ter saído de casa e gastado dinheiro com transporte, ela não conseguia esconder a insatisfação. “Eu estou grávida. Nem deveria estar me estressando”, considerou. “Imagina que vão passar os atendimentos do PSM do Guamá para cá. Como é que vai ficar a situação?”, pergunta.

Desde o último dia 2 de julho, o Pronto Socorro do Guamá teve o atendimento de urgência e emergência interrompido para que o prédio passe por obras de reestruturação e ampliação. Como solução, a gestão pública municipal transferiu o atendimento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme e para a UMS do Guamá.

FARMÁCIA

Apesar do anúncio de suporte por parte das unidades, a falta de atendimento parcial da UMS do Guamá, na sexta, indignava não apenas Vânia, como outras pessoas que buscaram algum tipo de atendimento. A dona de casa Ester Tavares, 66 anos, precisou retornar à unidade para solicitar que a receita do marido fosse carimbada.

Ela explicou que o marido é atendido na própria unidade e que recebeu a receita, no dia anterior, para obter o antidepressivo que já faz uso há anos. Ao chegar à farmácia da unidade de saúde, porém, ela foi informada que o medicamento não estava disponível. “Disseram que não tem o antidepressivo, mas eles deveriam ter”, lamentou.

Para que o esposo não ficasse esperando pelo remédio, Ester chegou a ir à uma farmácia convencional para comprar o medicamento. Porém, ela foi informada que estava faltando o carimbo da unidade de saúde na receita e que, sem esse protocolo, não poderia fazer a compra. De volta à unidade de saúde novamente, mais um empecilho. “Hoje não tem atendimento. Disseram que só segunda-feira para eu poder pegar esse carimbo”, informou. “Só o que está funcionando é a urgência, mas eu nem sei como é que funciona”.

Resposta Sesma

- Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que, de acordo com a Portaria publicada no Diário Oficial do Município nº 13.546, o expediente foi facultado nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho em todas as repartições públicas municipais, com exceção dos serviços de urgência e emergência (no caso do segmento da saúde), que funcionam ininterruptamente.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias