plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pré-candidato à Presidência pelo MDB diz que Pará é prioridade de governo

Em sua primeira visita ao Pará como pré-candidato a presidente da República pelo MDB, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles falou sobre seu programa de governo e se disse confiante na vitória nas urnas em outubro. “É hora do Brasil do futuro se torn

Em sua primeira visita ao Pará como pré-candidato a presidente da República pelo MDB, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles falou sobre seu programa de governo e se disse confiante na vitória nas urnas em outubro. “É hora do Brasil do futuro se tornar presente. De fazer um Brasil do tamanho dos nossos sonhos”, declarou.

Em um discurso de menos de 15 minutos, assistido no salão de convenções do hotel Grand Mercure por uma enorme comitiva de membros do diretório estadual da sigla, incluindo o senador e pré-candidato à reeleição, Jader Barbalho, e o ex-ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que é pré-candidato a governador do Estado, além de deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos e militantes, ele também falou várias vezes em fazer uma aliança com o Estado, principalmente por conta de seu potencial de contribuição para o desenvolvimento do país.

Acompanhado da esposa, Eva, Meirelles foi recebido por Jader e Helder desde o aeroporto, e chegou ao hotel logo depois das 11h, onde foi recebido por dançarinos de carimbó e músicos. “Uma honra estar aqui e sentir e ver a força da região, do povo. Temos um governo de sucesso após o Brasil que o MDB teve de enfrentar. Agora é outra situação, o país cresce, saiu da maior recessão da história. E ainda temos desafios fundamentais para que a vida de todos seja melhor no futuro”, disse. Disse ainda não se importar com pesquisas de intenção de voto. “Não é pesquisa que reflete isso e essa nós vamos ganhar.

Ele colocou como prioridade para o País, a Saúde, Educação e Segurança. Sobre o Estado, Meirelles afirmou ter em vista uma administração feita de forma conjunta. “O Pará tem uma grande capacidade de impulsionar o crescimento do País e queremos, em parceria com o governo estadual, ter aqui um grande polo de desenvolvimento”, reiterou. “E quando ganharmos, será aqui a minha primeira visita, para dar início a um grande novo caminho de crescimento”.

(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

DESAFIOS

Jader Barbalho, presidente do MDB-PA, disse que Meireles é o mais preparado para assumir o País em 2019. “Nós temos o melhor candidato à presidência, um homem preparado intelectualmente, na vida. Mais do que isso, comprovadamente preparado porque foi quem ajudou o Governo Federal a sair da imensa recessão em que estávamos”, avalia. “Sentimo-nos honrados em apoiá-lo e dar os caminhos que povo brasileiro deseja, de paz, desenvolvimento e geração de emprego”, discursou.

Já Helder lembrou que não é mais possível governar o Pará “de costas” para Brasília, e destacou que foi iniciativa dele e do senador ir ao Palácio do Planalto no início da semana protestar contra a forma como a Estrada de Ferro Carajás teria sua concessão renovada à Vale, sem qualquer compensação ao Estado, situação que já foi revertida pelo Governo Federal. “Meirelles compreende o desafio democrático e desafiador do desenvolvimento, se apresentando como alternativa e solução para o Brasil”, considera. “Já foi testado, preparado, mostrou competência, tem equilíbrio e transparência para esse momento”.

Representante da Câmara Federal, o deputado José Priante destacou “oportunidade” como palavra chave das propostas do candidato. “Nosso Estado se encaixa nisso. Precisamos de um presidente que reconheça esse papel que o Pará tem na história”, elogiou. Iran Lima, líder do MDB na Assembleia Legislativa, falou de Meirelles como uma liderança pronta para guiar o Brasil. “Precisamos seguir bons caminhos e precisamos de grande líder. Dentre os candidatos é o mais preparado”.

(Foto: divulgação)

Meirelles também ouviu, em reunião, demandas do setor produtivo paraense

Já à tarde, Henrique Meirelles participou de uma reunião do Fórum de Entidades Empresariais do Estado do Pará, no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado (Fiepa). O ex-ministro da Fazenda falou por mais de uma hora e meia para um auditório lotado de empresários, representantes de entidades e associações de vários segmentos do setor produtivo do Estado. “Está na hora do Pará deixar de ser um eterno Estado do futuro e de fato se tornar um representante que o Brasil merece”, disse Meireles.

Os empresários indagaram quais as propostas do pré-candidato para várias questões que envolvem o Pará e que atravancam o desenvolvimento do nosso Estado, como as questões de logística, infraestrutura, de transporte e da economia. Entre os pontos mais debatidos estiveram a viabilização da hidrovia Araguaia Tocantins e da ferrovia Norte-Sul, a Lei Kandir e a atuação de órgãos federais no Estado, como o Ibama.

Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) lembrou que Henrique Meireles foi um homem público extremamente importante num dos períodos mais críticos que o Brasil viveu nos últimos anos. “Se não tivesse um homem da capacidade do ex-ministro da Fazenda comandando a economia do nosso país estaríamos numa situação bem mais difícil agora”, destacou.

Meirelles disse ter o compromisso de “fazer o Pará crescer e gerar toda a riqueza que ele possui e é capaz”. E o setor industrial, segundo ele, tem um papel preponderante nesse processo. “Temos condições de ter aqui um grande polo de desenvolvimento não apenas para o Brasil mas para o mundo. Temos a Amazônia, as riquezas naturais e um povo disposto a enfrentar todos os desafios”.

José Conrado Santos, presidente da Fiepa, disse que a visita foi importante na medida em que o pré-candidato tomou conhecimento sobre os principais anseios do setor produtivo paraense. “Foi uma conversa clara, oportuna e bastante objetiva. A federação e o fórum de entidades vão tirar o máximo de proveito de todos os candidatos à presidente que vierem ao nosso Estado”.

Além de Henrique Meirelles e José Conrado participaram da mesa de debates na Fiepa as deputadas federais Elcione Barbalho e Simone Morgado; o senador Jader Barbalho o pré-candidato ao governo Helder Barbalho, e Nélio Aguiar, prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep).

(Carol Menezes e Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias