plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Confira dicas para economizar energia e evitar sustos na conta

As altas temperaturas do verão, aliadas às férias escolares e a maior permanência das pessoas em casa, podem refletir no aumento do consumo de energia elétrica. Estudos da Celpa mostram que, no período, é possível ter um acréscimo médio de até 3% nos gast

As altas temperaturas do verão, aliadas às férias escolares e a maior permanência das pessoas em casa, podem refletir no aumento do consumo de energia elétrica. Estudos da Celpa mostram que, no período, é possível ter um acréscimo médio de até 3% nos gastos com energia.

Além das mudanças na rotina dos consumidores, as altas temperaturas do verão amazônico estimulam o uso mais frequente dos aparelhos de ar condicionado, ventiladores e o consumo extra de energia para freezers e geladeiras.

De acordo com o líder da área de eficiência energética da Celpa, Hugo Cardoso, pequenas ações ajudam a utilizar energia elétrica de maneira consciente. “Aproveitar a luz solar e evitar ligar as luzes em ambientes que poderiam ser naturalmente iluminados são dicas simples que podem ser ensinadas para as crianças, que desde pequenas precisam entender a importância de não desperdiçar energia”, diz Hugo.

Confira ao lado as orientações dadas pela empresa para se ter uma boa economia de energia elétrica.

AR-REFRIGERADO

Considerado um dos principais vilões do período, o aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. O ideal é não deixar o refrigerador ligado em ambientes vazios; manter as janelas e portas fechadas quando estiver funcionando; ajustar para temperatura confortável (cerca de 23° C); utilizar a função timer (temporizador) ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento.

GELADEIRA

Pode ser responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não colocar a geladeira próxima às paredes ou ao fogão. Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

ILUMINAÇÃO DA CASA

Pode representar cerca de 25% do custo mensal. Evite acender lâmpadas durante o dia. Dê preferência para as fluorescentes ou de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.

TELEVISÃO

Em média, representa 15% da conta. Deve-se desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evitar dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.

FERRO ELÉTRICO

Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça de roupa. A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. É muito importante guardar as roupas lavadas esticadas, uma em cima da outra, para que fiquem menos amassadas. Dessa forma, gasta-se menos tempo com o ferro ligado.

LAVADORA DE ROUPA

Também não deve ser usada diariamente. Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de verificar a capacidade máxima, pois se a máquina suporta até dez quilos de roupas, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga, desperdiçando energia. Também é importante limpar periodicamente o filtro da máquina e usar a quantidade correta de sabão e água indicados para evitar a necessidade de repetir o enxágue. O calor também ajuda a secar as roupas sem a necessidade de acionar a centrifugação da máquina de lavar, reduzindo o consumo de eletricidade.

COMPUTADOR

Utilizar o recurso de economia do monitor, clicando no menu iniciar da tela principal. Desligue quando ninguém estiver usando e evite o modo stand-by, pois também consome energia.

CHUVEIRO ELÉTRICO

Deve ser usado na posição verão. Fechar o chuveiro ao se ensaboar e controlar o tempo no banho para economizar energia e água. Também é fundamental limpar os furinhos do chuveiro.

BOMBA D’ÁGUA

Utilizar a água armazenada em caixas d’água e não a água direto da bomba. A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias