plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Poliomielite pode voltar a 17 cidades paraenses

O Pará tem 17 municípios em alerta para o retorno da poliomielite, uma doença já erradicada no país, mas que ameaça voltar por causa da baixa cobertura vacinal, principalmente em crianças menores de cinco anos. Sete desses municípios com mais baixa taxa d

O Pará tem 17 municípios em alerta para o retorno da poliomielite, uma doença já erradicada no país, mas que ameaça voltar por causa da baixa cobertura vacinal, principalmente em crianças menores de cinco anos. Sete desses municípios com mais baixa taxa de imunização estão no Marajó: Curralinho, Breves, Afuá, Portel, Bagre, Melgaço e Chaves. Surpreende que duas cidades que estão listadas com baixa cobertura vacinal façam parte da Grande Belém e estejam entre os maiores do Estado: Ananindeua e Marituba.

Os dados foram apresentados aos gestores da área da saúde pública dos municípios e dos estados em reunião em Brasília, no último dia 28 de junho, com representantes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI). A coordenadora do programa, Carla Domingues, alertou que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite.

Apesar da advertência feita pelo Ministério ter acendido uma luz vermelha no país, não houve manifestação por parte dos representantes da Secretária da Saúde do Estado Pará (Sespa), responsável pelo recebimento os imunobiológicos (vacinas e soros) do Programa de Imunizações, distribuídos pelo Ministério da Saúde, e distribuição aos municípios. Estando nos municípios, cabe à gestão municipal repassar para os centros de vacinação nos postos de saúde.

“Uma cidade com esses indicadores tem todas as condições de voltar a transmitir a doença em nosso País. Será um desastre para a saúde como um todo”, disse Carla Domingues.O Ministério da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina. “As vacinas ofertadas pelo SUS estão disponíveis durante todo o ano, exceto a da gripe que faz parte de uma campanha e exige um período específico de proteção, que é antes do inverno”, enfatizou Domingues.

Uma oportunidade de atualizar caderneta será na próxima Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, de 6 a 31 de agosto de 2018. Apesar de todo o alerta dado pelo Ministério da Saúde, a Sespa não considerou importante divulgar informação de tamanha importância para a população paraense.

Registros

FAZ TEMPO...

- O último caso registrado no Brasil foi em 1990. Quatro anos depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença erradicada das Américas.

(Luiza Mello/De Brasília)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias