plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba quais as praias de Belém estão aptas para banho

Dezoito praias de Belém passaram por testes de balneabilidade. Segundo a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apenas a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, está imprópria para banho, conforme resultado divulgado na úl

Dezoito praias de Belém passaram por testes de balneabilidade. Segundo a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apenas a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, está imprópria para banho, conforme resultado divulgado na última segunda-feira (2).

Amostras da água das praias de Outeiro (praia do Amor e praia Grande), Mosqueiro (Baía do Sol, Paraíso, Marahú, São Francisco, Murubira, Chapéu Virado e Farol) e Cotijuba (Vai Quem Quer, Farol e Praia do Amor) foram coletadas para a testagem, nos dias 14 e 15 de junho.

Segundo a chefe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização da Semma, Juliany Frazão, os testes são feitos com base na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) Nº 274, de 29 de novembro de 2000, que diz que uma praia é considerada imprópria para banho quando os valores estiverem acima de 2000 Escherichia coli para cada 100 mililitros de água analisada.

“A Semma se compromete em fazer este teste de balneabilidade pelo fato do uso destas praias pela população, garantindo segurança para terem sua recreação, tomar seu banho e ter seu lazer, com segurança de que a população não vai adoecer, porque existem as doenças de veiculação hídrica (amebíase, giardíase, gastroenterite, cólera, etc.), ou seja, quando aquela água está inapropriada, ela pode ser um fator de contaminação dessas doenças”, explicou Juliany.

Ainda segundo a Semma, os fatores que contribuem para esta contaminação das águas, como a de Icoaraci, é o fato de seu entorno ser totalmente ocupado e urbanizado de forma irregular e não ordenada, onde o esgoto lança os dejetos na água. “Infelizmente este é um problema de anos, mas já aconteceu desta praia está apta para banho, em virtude das chuvas que acabaram contribuindo para a limpeza, no entanto, a população precisa contribuir para isto”, enfatizou Juliany.

Ação – Durante o mês de julho, equipes da Semma farão ações de fiscalização, orientação e educação ambiental nestes locais que passaram pelas análises, com o intuito de orientar sobre os cuidados que a população deve ter para não poluir, assim como, evitar que os banhistas façam uso do local que não passou pelo teste de balneabilidade.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias