plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (1º)

Jader vai à reeleição ao Senado Jader Barbalho, que começou sua carreira política aos 18 anos de idade como vereador de Belém, segue para sua 12º eleição disputando a reeleição ao Senado. Venceu 11 pleitos como candidato sempre pelo mesmo partido, o MDB.

Jader vai à reeleição ao Senado

Jader Barbalho, que começou sua carreira política aos 18 anos de idade como vereador de Belém, segue para sua 12º eleição disputando a reeleição ao Senado. Venceu 11 pleitos como candidato sempre pelo mesmo partido, o MDB. Além do mandato de vereador, exerceu um de deputado estadual, quatro de federal, dois de senador, dois de governador e duas pastas como ministro - Reforma Agrária e Previdência Social. Foi presidente nacional do MDB e presidente do Senado e Congresso Nacional, além de líder da Maioria no Senado por sete anos. É a liderança mais longeva da política paraense, não em número de mandatos, mas como protagonista - divisor de águas. Quando se pergunta sua idade, cita Saramago: é jovem, da idade de sua cabeça.

Estação Goumet retorna a Nazaré

João Carlos e Sonaly Oliveira alugaram por 10 anos o estratégico imóvel da Gama Lopes Ltda., na rua Alberto Ramos 64, ao lado do edifício Rainha Esther, frontal à Praça Santuário de Nazaré. Em projeto de Bruna Brazão e execução do próprio João Carlos, o novo restaurante da rede Estação Gourmet deve ser inaugurado na época do Círio. Assim, a Estação Gourmet retorna para onde tudo começou.

Ressonância mais moderna da cidade

O Hospital Adventista de Belém, que acaba de completar 65 anos de fundação, focado na modernidade estreia nesta semana o equipamento de ressonância de maior tecnologia na cidade, fabricado pela Philips, modelo Ingenia Ômega, com número ilimitado de canais. Totalmente silencioso. O teto e as paredes com seis telas de vídeo. Bastante largo com capacidade para pacientes de até 250 quilos.

Aprovado plano de recuperação da Yamada

Totalmente aprovado o Plano de Recuperação Judicial do Grupo Yamada. Na área trabalhista foi mantido o acordo prévio com os sindicatos, incluindo pagamento de FGTS + 40% com a venda de imóveis. No restante, deságio de 68% em 20 anos com atualização. O grupo manterá as cinco lojas hoje em funcionamento, e parte para abertura de 10 pontos, no formato de lojas de quarteirão, com inauguração entre este ano e 2021.

GM

Com intermediação da própria GM, um acordo entre os concunhados Nani Souza e Ronaldo Mendes deve passar - depois de três anos de idas e vindas - para o empresário e ex-deputado Zé Neto a bandeira GM, hoje com a Importadora. Tudo encaminhado. Zé Neto já mexe com Chevrolet em Macapá, Santarém, Altamira e Castanhal.

Fusão

Depois de 44 anos de atividades, e com oito unidades, o Instituto de Medicina Nuclear do Pará - Laboratório Borborema fundiu com o Laboratório Ruth Brazão.

Rádio

A CBN Norte, emissora da Rede Amazônica, que no dia 1º de agosto assumirá o sinal substituindo a Jovem Pan, vai instalar estúdio no Quadra Corporate, na Doca.

D’Or

A rede Pomme d’Or iniciará nesta terça, com almoço, pizza da tarde e jantar, sua nova operação no mix do Pátio Belém. No 3º piso.

Sal

Além do restaurante ao lado do Banco do Brasil, no Sal, o chef Américo Barata também terá uma versão na praia.

Portugal

No segundo semestre, estreia o Quadra International Group. Em parceria com a Eloy Couto Construções, lançará o seu primeiro empreendimento em Campo de Ourique, em Lisboa.

Pombo

A prefeitura do campus da UFPA fez o escoramento do telhado da Capela Pombo, mas esqueceu de tirar os apuizeiros - vegetação aérea - que dominam perigosamente o prédio, enquanto aguarda a boa vontade do Iphan para seu restauro.

Luiza

O agressivo Magazine Luiza programa invadir o Pará, a partir de 2019. O acesso deverá ser pelo sul do estado. Estimativa de cerca de 50 lojas no Pará.

Marina

Deverá ser inaugurada em setembro, a Jet Marina, na área ao lado do antigo Iate, na Bernardo Sayão. Negócio de Délio Mutran e Leonel Pinho.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: Markus Barcelos, diretor-médico do Hospital Adventista de Belém. E o empresário Janjo Proença, em ritmo de despedida da Jovem Pan Belém. Às 22h, na RBA.

Campanha

A convite do Fórum das Entidades Empresariais do Pará, nesta quinta, às 10h, o ex-ministro Henrique Meirelles estará palestrando na sede da Fiepa. Antes, às 10h, conversará com seus correligionários do MDB, no Grand Mercure.

Elcione

Em 1994, Elcione Barbalho concorreu ao seu primeiro cargo eletivo e foi eleita a deputada federal mais votada do Brasil, em votos proporcionais. Agora disputará a reeleição para o seu sexto mandato na Câmara dos Deputados. Já foi candidata à Prefeitura de Belém e ao Senado. Também passou pela Câmara Municipal de Belém.

Cristão

Zequinha Marinho será lançado em agosto, em convenção do PSC, candidato ao Senado. Zequinha nasceu no Tocantins, mas foi criado em Conceição do Araguaia, é o atual vice-governador e traz na bagagem dois mandatos de deputado estadual e três de federal.

Socialista

O PSB fará convenção no dia 21 de agosto, lançando o nome de Sidney Rosa para o Senado. Rosa é capixaba e há mais de 30 anos reside no Pará, foi prefeito de Paragominas e está no seu segundo mandato como deputado estadual.

Priante

José Priante parte para disputar o seu sexto mandato como deputado federal pelo MDB. Experiência acumulada exerceu também um mandato como deputado estadual e um como vereador de Belém.

Quadrangular

A Igreja do Evangelho Quadrangular no Pará definiu o seu apoio oficial para as próximas eleições proporcionais: Martinho Carmona para deputado estadual e Paulo Bengtson para federal. Paulo é atual vereador em Belém, e Carmona parte para o sétimo mandato consecutivo na Alepa.

Ana Júlia

Levando na bagagem um mandato de governadora, um de senadora, um de deputada federal, um de vice-prefeita e dois de vereadora de Belém, Ana Júlia Carepa vai à luta por uma das 17 vagas paraenses na Câmara dos Deputados, agora pelo PC do B.

Açaí

A primeira unidade internacional da franquia OakBerry Açaí Bowls abrirá neste mês, no Flórida Mall, em Orlando. No Brasil são 61 lojas. Vende vistosos copos de açaí com coberturas - frutas, granola e leite condensado.

Culinária

A chef Morena Leite, do restaurante paulistano Capim Santo, a convite da Setur, visitará as rotas gastronômicas de Santarém e Belém nesta semana. Produzirá um vídeo, para o canal que mantém no YouTube, com foco nos produtos e pratos do Tapajós e na comida ribeirinha das ilhas no entorno de Belém.

Icoaraci

O Grupo Líder finaliza o projeto de seu novo lojão em Icoaraci, na rua Manoel Barata com Berredos. O casarão tombado será restaurado para abrigar um restaurante.

Sushi

Hoje, o ultimo dia de funcionamento do festejado Sushi Ruy Barbosa, antes de uma reforma radical em projeto de Conceição Barbosa. Reabrirá no dia 14 de agosto, inclusive com novo cardápio assinado pelo chef Nao Hara e carta de drinques de Marco La Roche.

Criança

A Luiza Duarte Academia estreia em alto estilo a sua primeira Colônia de Férias. De amanhã ao dia 13, com turmas de manhã e à tarde, para crianças de 3 a 9 anos.

Show

Haverá show nacional na praia do Atalaia, com ingresso individual a 350 reais. Coisa para poucos.

Cacau

Agora com a fama de maiores produtores do país, os paraenses que produzem amêndoas de cacau vão participar do X Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, de 18 a 22, em Ilhéus.

Off road

A maior prova off road do Norte para carros, motos e quadriciclos ocorrerá no dia 28 com chegada no Maçarico, no Sal. A prova percorrerá mais de 40 municípios e está na 22ª edição. A entrega promocional dos kits será no dia 27, no Bosque Grão Pará. Promoção da Fepauto.

México

A AP preparou uma programação especial para reunir a torcida durante os jogos do Brasil. O ponto de encontro é o Salão de Festas da sede campestre, ambientado nas cores da Seleção e equipado com telões para transmissão das partidas.

Pizzas

O restaurante Moquén, que surgirá em breve na área da Braz, terá, além de peixes da bacia amazônica e frutos do mar preparados na grelha, uma seleção especial de pizzas para delivery, entre elas a de pato, criada pelo chef Herlander Andrade, que comanda o Boteco do Camarão.

Aviú

Nathalie Furtado e Altamira Lourenço já começaram a selecionar a equipe que vai atuar no Aviú, restaurante que inaugurarão no final do mês, no Reduto. Estão abertas para seleção de colaboradores.

Marajó

A Pousada dos Guarás, em Salvaterra, fez parceria com operadoras de São Paulo especializadas em turismo escolar. A partir de setembro, começarão a chegar os primeiros grupos de estudantes paulistas com foco em ecologia.

“Goeldi”

A bióloga Ana Luisa Kerti Mangabeira Albernaz foi nomeada diretora do Museu Emílio Goeldi. Pesquisadora titular do “Goeldi”, ela assumirá o cargo exercido desde 2010, pelo linguista Nilson Gabas Júnior por duas gestões consecutivas.

Imóvel

Eduardo Braga e Letícia Marques, da Marques Braga Construções, entregou o seu primeiro empreendimento - Residencial Santa Maria - na Mário Covas, e parte para o próximo no Tenoné.

Contas

Coordenador de TI no TCE-PA, Nelson Chaves e equipe comemoram a plena aceitação do sistema e-Jurisdicionado. Até sexta, penúltimo dia do prazo para envio das prestações de contas de gestão, somente um dos 151 jurisdicionados não enviou sua respectiva prestação de contas. O prazo terminará amanhã.

EM ALTA

Chocolate

Nova sobremesa no concorrido cardápio do Famiglia Sicilia: fondue de chocolate Gaudens.

Palacete

A Prefeitura decidiu abrir para interessados a ocupação do histórico Palacete Pinho. Lançará edital.

Militar

O Exército vai construir um prédio de três pisos para a rápida expansão do Colégio Militar de Belém.

EM BAIXA

Saúde

Planos de saúde empresariais (67% do setor) sobem três vezes acima da inflação.

Atraso

Foram inauguradas mais cinco lombadas na estrada estadual de acesso ao Sal.

Patrimônio

A Seduc mantém o total abandono do prédio sede do Instituto de Educação do Pará, antiga Escola Normal.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias