plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Arrastão do Pavulagem anima público neste domingo

Tudo começou com um grupo de amigos que queriam divulgar, compartilhar e enaltecer a música autoral produzida na Amazônia. Reunidos ao redor de um pequeno boi-bumbá, batizado de “Boi Pavulagem do Teu Coração”, eles percorriam a Praça da República chamando

Tudo começou com um grupo de amigos que queriam divulgar, compartilhar e enaltecer a música autoral produzida na Amazônia. Reunidos ao redor de um pequeno boi-bumbá, batizado de “Boi Pavulagem do Teu Coração”, eles percorriam a Praça da República chamando o público para o show que era realizado no Teatro Waldemar Henrique. Desde então, já se passaram 31 anos e o Arraial do Pavulagem segue arrastando multidões. E hoje, 1º de julho, no segundo arrastão deste ano, não será diferente. Com saída prevista para às 9h, o cortejo vai seguir rumo ao palco que fica em frente ao Theatro da Paz, onde acontecerá show do grupo com a participação de convidados.

“É um misto de alegria com uma preocupação constante, porque é uma manifestação cultural que tem crescido muito. As pessoas chegam, se apropriam desses valores e passam a fazer parte da manifestação, esse é o motivo pelo qual a gente faz o arrastão. É muito gratificante ver esse boizinho, que era em uma tala, crescer e se transformar no boi azul que serve de símbolo para levar tanta gente pelas ruas. Ver essas pessoas aprenderem a curtir a música feita por nós nesse pedaço do Brasil, entenderem o significado das coisas que fazemos, ver o sorriso no rosto delas, tudo isso é gratificante”, relata Júnior Soares, um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.

“Quando a pessoa tem acesso, ela realmente passa a gostar da manifestação e a gente acaba gerando uma identidade cultural forte para nossa região. Quando a gente percebe que chegou nesse ponto, a manifestação deixa de ser nossa, passa a ser um patrimônio coletivo de todas essas pessoas. É muito bacana você perceber que criou uma coisa que envolve várias gerações de pessoas”, completa o músico.

E essa, que é uma das manifestações populares do Pará, tem o patrocínio da Vale, que também reforça a parceria com o Instituto Arraial do Pavulagem pela terceira vez e garante, para o segundo semestre, a realização das oficinas do Arraial. “É por acreditar no potencial transformador que tem a cultura e pela valorização e fortalecimento das manifestações e tradições culturais, a exemplo do que promove o Arrastão do Pavulagem, é que a Vale patrocina projetos como esse”, explica José Fernando Gomes Júnior, gerente regional da Vale.

Patrocínio que veio numa boa hora, conta Júnior Soares, pois promover o arrastão demanda pessoas e depende de serviços que têm necessidade de contratações, como o de artesãos que fazem os chapéus, os brinquedos, os adereços, e ainda os músicos da orquestra de metais que acompanha o Batalhão, além de pessoas que são envolvidas no repasse de conhecimento nos ensaios e oficinas.

“A parceria com a Vale foi de fundamental importância. A gente já tinha uma parceria com a Prefeitura de Belém para viabilizar a infraestrutura para os shows na praça, mas aquilo que a gente mais prima, que temos um cuidado maior, que é justamente o Arrastão do Pavulagem, estava sem patrocínio. É difícil, mas temos que criar uma manifestação que gere renda para quem está vivendo nela, para que seja bom para todo mundo. Quando entra um patrocinador como a Vale, que já esteve junto com a gente em outras oportunidades, vem para dar esse brilho, esse tempero maravilhoso que envolve o Arrastão do Pavulagem, que com certeza está mais bonito, está mais cheio de plasticidade, mais alegre”, comemora Júnior Soares.

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias