plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Floresta Nacional de Carajás abriga cerca de mil espécies nativas

Cerca de mil espécie de animais vertebrados foram catalogados na Floresta Nacional de Carajás, localizada no sul do estado do Pará. Com uma vegetação que alterna savana e floresta, nela vivem 68 espécies de anfíbios, 131 répteis, 594 aves, 26 espécies de

Cerca de mil espécie de animais vertebrados foram catalogados na Floresta Nacional de Carajás, localizada no sul do estado do Pará.

Com uma vegetação que alterna savana e floresta, nela vivem 68 espécies de anfíbios, 131 répteis, 594 aves, 26 espécies de pequenos mamíferos, 75 espécies de morcegos e 44 espécies de mamíferos de médio e grande porte.

Rã Pimenta (Foto: Divulgação/Floresta Nacional de Carajás)

São bem-vindos também os “birdwatching”, termo designado aos observadores de pássaros. Eles vêm de diversos locais do Brasil e do mundo, fazendo o registro das aves e da flora.

ANIMAIS ÚNICOS

Curiosos animais circulam pela Floresta Nacional de Carajás, a exemplo da “Rã Pimenta (Leptodactylus knudseni)”, considerada uma “diva” em seu reino ela coloca os ovos em uma banheira de espuma, feita pelo macho. Para se defender, a rã solta um muco que irrita os olhos e o nariz.

Cobra de duas cabeças (Foto: Divulgação/Floresta Nacional de Carajás)

A “Cobra de duas cabeças (Amphisbaena amazonica)” é outro animal nativo e exótico da floresta. Uma serpente que, apesar do nome, tem apenas uma única boca e não é peçonhenta. Ela é um fossorial, ou seja, vive embaixo da terra e se alimenta de pequeno insetos (formigas e cupins).

E que tal conhecer o canto da “Araponga da Amazônia” (Procnias albus)? O canto dela é considerado incomum, lembra a conexão da internet discada, e pode ser ouvido a uma boa distância.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias