plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

CPI irá fazer acareação sobre laudos de crime ambiental

Está confirmada para hoje (27), a partir das 10h, a acareação convocada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga danos ambientais em Barcarena, causados pela Hydro e outras empresas. A sessão confrontará o trabalho dos pesquisadores da U

Está confirmada para hoje (27), a partir das 10h, a acareação convocada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga danos ambientais em Barcarena, causados pela Hydro e outras empresas. A sessão confrontará o trabalho dos pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Evandro Chagas (IEC), Centro de Perícia Renato Chaves (CPRC) e o dos representantes da empresa SGW Services, contratada pela mineradora para fazer um laudo próprio, que nega a contaminação em Barcarena.

Originalmente agendada para o dia 8 e depois para o dia 20, foi transferida pela terceira vez após a retomada das sessões plenárias em dois dias na semana, terças e quartas, e também por impedimento de pesquisadores da SGW de comparecer na semana passada. O objetivo da reunião é realizar as contraprovas dos laudos de instituições públicas que identificaram transbordamento das bacias de rejeitos, uso de dutos clandestinos e contaminação de rios e igarapés com substâncias tóxicas, com os da SGW.

INVESTIGAÇÃO

Os deputados solicitaram a acareação alegando flagrantes contradições entre as versões de pesquisadores de institutos e os da empresa privada. Vale lembrar que o presidente da CPI, Neil Duarte (PSD) determinou uma investigação paralela, para saber porque os técnicos da SGW, que se encontravam nas dependências da Alepa para a acareação no dia 8 desapareceram, soba suspeita de obstruir os trabalhos da Comissão. O deputado Carlos Bordalo(PT) foi quem teve a iniciativa de solicitar a averiguação.

Todos os convocados a depor confirmaram presença à secretaria da CPI: a pesquisadora e doutora Simone Pereira – Laboratório de Química Analítica Ambiental (LAQUANAN); doutores Marcelo Lima, Antônio Marcos Miranda, e Bruno Carneiro, representando o IEC; o diretor do CPRC, José Edmilson Lobato Junior, acompanhado dos técnicos responsáveis pela perícia ambiental feita na Hydro; e ainda nomeados pela SGW que tenham conhecimento dos estudos, relatórios e análises pertinentes à empresa Alunorte.


PARA ENTENDER

Perícias

- No dia 17 de fevereiro passado, moradores de Barcarena denunciaram a suspeita de vazamento de rejeitos da bacia da Hydro Alunorte. No dia 22 de fevereiro, o Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou o vazamento e a presença de metais tóxicos nas amostras. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação da Hydro/Alunorte em Barcarena e outras causas aos danos ambientais verificados no Rio Pará. Já a SGW fez outra períicia e diz não ter encontrado contaminação nas águas de Barcarena.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias