plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lei pode proibir animais no Museu Emílio Goeldi

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) corre o risco de ter o seu parque esvaziado se o Projeto de Lei (PL) 6.432/2016 for aprovado no Congresso Nacional. O PL, de autoria do deputado federal Goulart (PSD/SP), proíbe em todo o país que zoológicos, aquários

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) corre o risco de ter o seu parque esvaziado se o Projeto de Lei (PL) 6.432/2016 for aprovado no Congresso Nacional. O PL, de autoria do deputado federal Goulart (PSD/SP), proíbe em todo o país que zoológicos, aquários e parques públicos exponham animais silvestres. O PL está sendo questionado pelo MPEG e vários outros museus do Brasil por desconsiderar as funções educativa e conservacionista desses espaços.

O projeto foi motivado pelo tratamento inadequado dispensado a esses animais em alguns museus de São Paulo. Embora considere a preocupação justa, o diretor do Goeldi, Nilson Gabas Júnior, explica que essa realidade não se aplica a todos os museus do país. “O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi tem mais de 120 anos de fundação e reitera seu papel fundamental para acolhimento e conservação de espécies e no processo de educação da sociedade quanto à biodiversidade da Amazônia”, diz o diretor.

Animais silvestres são aqueles tirados da natureza e que não são domesticados. Entre eles, estão cutia, arara, preguiça, macaco e onça. O parque recebe animais vítimas da perda do seu habitat natural por desmatamento, tráfico e cativeiro ilegal, que passam a receber cuidados especiais. De acordo com o diretor, o Goeldi possui jaulas de tamanho compatível com os animais, garante mobilidade às espécies, além de alimentação e entretenimento, semelhante ao habitat de origem. Ele lembra o caso da onça preta e do peixe-boi que viveram cerca de 10 anos a mais da expectativa de vida.

No último dia 19, o assunto foi tratado, em Brasília, durante audiência pública com a participação de diversos órgãos ambientais. Após os questionamentos, o deputado ficou de apresentar um substitutivo ao projeto.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias