plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ministério Público quer explicações sobre abandono de Memorial

A preocupação virou uma sensação muito presente em pessoas que passam pela parte do Entroncamento, em Belém, onde está situado o Memorial da Cabanagem, obra de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. Sem manutenção eficaz, o espaço está tomado por pichações

A preocupação virou uma sensação muito presente em pessoas que passam pela parte do Entroncamento, em Belém, onde está situado o Memorial da Cabanagem, obra de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. Sem manutenção eficaz, o espaço está tomado por pichações e há um grupo de pessoas em situação de rua ocupando o local. Nesse ambiente, há inclusive sofá e colchão.

O estudante de gastronomia Jean Garlhado, 25 anos conta que costuma passar por ali com muito receio, por causa da insegurança. “Sempre a gente anda sobressaltado com medo de assalto, mas vai com fé”, afirma. O funcionário público Éder Lima, 50, acredita que falta um trabalho mais eficaz da gestão pública. “É um descaso do Governo com o patrimônio público. É um recurso que deixa de ser empregado. O monumento conta a história do povo Cabano mas, sem investimentos públicos, deixa de ser contada para as futuras gerações”, opina.

A dona de casa Ivani Ferreira, 57, lembra com saudades de quando ela passava pela avenida Dalva, no bairro da Marambaia e observava o Memorial da Cabanagem ainda bonito e conservado. “Antigamente esse lugar era limpo e não tinha esse cheiro horrível de hoje. Agora, além disso, a gente sente uma grande insatisfação também porque não consegue andar perto daqui sem sentir medo”, lamenta.

Diante da deterioração do patrimônio público, o Ministério Público do Estado do Pará (MPE) entrou com pedido de instauração de processo investigativo sobre o estado de abandono do Monumento da Cabanagem.

(Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

MINISTÉRIO

O pedido foi feito pelo 2º promotor do Meio Ambiente, Patrimônio Cultura, Habitação e Urbanismo de Belém, Nilton Gurjão. Ele quer explicações da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult) a respeito. A informação foi publicada na edição do Diário Oficial de anteontem.

De acordo com a assessoria do MPE, por enquanto, o promotor não irá comentar o caso pois aguarda o posicionamento dos órgãos citados. A Prefeitura de Belém afirma que equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizam varrição regular no local e que a Guarda Municipal, faz rondas. Com relação aos moradores em situação de rua, afirma que a Fundação Papa João XXII (Funpapa) enviou uma equipe ao local, fez o trabalho de abordagem e encaminhamento para o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).

Alguns ja passaram pelo Centro Pop, no entanto, outros não aceitaram qualquer apoio. A reportagem não conseguiu contato por telefone com a Secult. Enviou email, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias