plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hydro dificulta investigações e deputados prorrogam CPI

A dificuldade que a mineradora Hydro está impondo em entregar as informações solicitadas vai adiar o encerramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga dos danos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Pará, previs

A dificuldade que a mineradora Hydro está impondo em entregar as informações solicitadas vai adiar o encerramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga dos danos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Pará, prevista para terminar em 30 de junho.

O relator da CPI, deputado Celso Sabino (PSDB), informou ontem, na Assembleia Legislativa, que as informações repassadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) desde a abertura do grupo de trabalho, na primeira quinzena de março, cada vez mais levam a crer na responsabilidade da multinacional frente aos crimes ambientais constatados.

Eles devem ainda pedir nos próximos dias à Justiça um mandado de busca e apreensão dentro da empresa para obter a documentação que, até agora, a empresa segue sem entregar. “Não quero fazer antecipação do relatório, mas temos dados que apontam, com muita segurança, com base no IEC, de que há uma assinatura química dos metais pesados nos leitos do rio, e pelo percurso e análise feitas dentro da empresa, mostram que lá estão também os mesmo metais”, antecipou o deputado. “Queremos propor, se for o caso, não só o indiciamento, mas soluções.

Já pedimos acareação entre os cientistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do IEC com os da SGW, e por duas vezes não foi possível. Na primeira vez, estiveram aqui e foram embora antes de começar; na segunda, disseram que não poderiam por estarem fora do Brasil, por isso remarcamos para a próxima semana, no dia 28”, informou Sabino, confirmando ainda que o trabalho da CPI não deverá ser interrompido pelo recesso parlamentar.

PRORROGAÇÃO

A prorrogação dos trabalhos será de até 90 dias. “Pedimos à Prefeitura de Barcarena que fizesse embargo de obra em torno do depósito DSR1 da Hydro, isso não ocorreu, e há poucos dias a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi lá e comprovou o impacto ambiental na bacia do rio Murucupi. Pedimos porque a Hydro não entrega o que a gente pede, tanto que iremos à Justiça para poder avançar. Tudo o que podem fazer para dificultar, fazem”, lamentou o relator.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias