plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tatuagem no verão requer cuidados

As tardes ensolaradas em Belém nos últimos dias já são um anúncio da chegada do verão. Tradicionalmente, centenas de veranistas pegam as estradas do Pará em julho rumo às praias do interior. Além das roupas que serão utilizadas nos balneários, há quem se

As tardes ensolaradas em Belém nos últimos dias já são um anúncio da chegada do verão. Tradicionalmente, centenas de veranistas pegam as estradas do Pará em julho rumo às praias do interior. Além das roupas que serão utilizadas nos balneários, há quem se preocupe também em garantir outra “estampa” para exibir no
verão: as tatuagens.

Tatuador há mais de 20 anos, Bruno Ferreira (o ‘Lango’), 35 anos, conta que, à medida que o verão vai se aproximando, os agendamentos de sessões de tatuagens também crescem. Um estilo que está em alta é o tribal marajoara. “Esse ano a galera está procurando muito o tema regional, estilos tapajônico e marajoara”, destaca.

Lango conta que a busca por uma identidade regional tem sido uma constante, o que não era percebida há uma década. O tatuador aponta que o estilo acaba casando bem com o período do verão e o clima regional. “O preto tem o simbolismo do urucu e o vermelho do jenipapo. É uma identidade própria justamente por isso”, explica. “Além de ser uma tatuagem daqui, é uma tatuagem que tem durabilidade”.

O tatuador explica que as tatuagens coloridas exigem um cuidado maior durante a exposição ao sol. O ideal é fazer uso de protetor solar para proteger a coloração. “Tatuagens que levam azul, amarelo ou verde – cores que normalmente não são utilizadas nas tribais marajoaras - são mais propícias a desbotarem com o sol, principalmente se a pessoa vai muito para as praias”.

Se planejando para passar os finais de semana de julho nas praias de Algodoal, o vigilante Arley Dalton Nunes Monteiro, 36 anos, resolveu reforçar a tribal marajoara que possui. Ele conta que, além dessa, tem outras seis tatuagens, e procura cuidar para que elas mantenham uma cor sempre viva. “Quando eu decidi fazer a tribal, preferi fazer uma coisa que definisse a minha origem, por isso o estilo marajoara”, lembra. “Ela não perdeu a cor, mas eu resolvi reforçar para definir mais, ficar bacana em julho”.

Arley conta que marcou a sessão para junho pensando no período necessário para que a tatuagem esteja cicatrizada em julho. “Eu agendei com antecedência pensando no verão, para que eu possa pegar sol normalmente”.

MEDIDAS

Para que os desenhos e cores das tatuagens possam contribuir com a beleza da pele, alguns cuidados são necessários antes, durante o processo e após a realização da tatuagem. A médica dermatologista Caroline Palheta aponta que, ao decidir fazer uma tatuagem, o indivíduo deve escolher uma área onde a pele esteja saudável para tatuar, onde não haja infecção ou alteração prévia.

“É importante que a pele seja íntegra e que não se realize tatuagens em cima de lesões prévias, como pintas ou sinais porque isso pode dificultar um diagnóstico depois, caso aconteça alguma alteração nesse sinal ou nessa pinta”, orienta. “Também se deve evitar fazer uma tatuagem sobre a pele que apresente algum processo inflamatório, como vermelhidão ou dor”.

O cliente deve ficar atento e escolher um estúdio que cumpra com a exigência de utilizar material descartável e estéril para a produção da tatuagem, para que se evite risco de contaminação, infecções bacterianas e até mesmo contaminação por vírus como o da hepatite.

Já após o procedimento, Caroline orienta que é importante higienizar adequadamente a área. “No pós-imediato é preciso manter os cuidados de higiene: fazer a lavagem do local com sabão neutro líquido, evitar pegar sol e é possível utilizar algum creme anti-inflamatório orientado pelo dermatologista para evitar qualquer risco de infecção ou de uma inflamação maior”.

Já em longo prazo, os cuidados exigem proteção contra a incidência solar. “Até para não haver um desbotamento da cor, é preciso usar protetor solar e manter a área sempre bem hidratada”, aponta. “E se o paciente observar alguma alteração diferente deve buscar o dermatologista para que seja feita uma avaliação”, afirma.

O vigilante Arley tem sete tatuagens, uma delas é a tribal marajoara (Foto: Wagner Santana)

SERVIÇO

Como funciona:

- O pigmento é depositado na segunda camada da pele, que é a derme. Nesse processo, existe um leve trauma nessa camada causado pela perfuração das agulhas do aparelho de tatuagem que vão depositar o pigmento. Com isso, a pele pode ficar vermelha e irá se formar uma ‘crosta’ em cima da tatuagem, sinais que devem desaparecer após a completa cicatrização.

Cuidados extras:

- Para quem já tem histórico de queloide (tipo de cicatrização anormal), o ideal é não realizar tatuagens porque, pelo ‘trauma’ causado pelas agulhas, existe o risco de que a pessoa possa manifestar um queloide sobre a tatuagem.

- Da mesma maneira, pessoas que têm alergia ao pigmento também podem manifestar dermatites de contato após o procedimento. Portanto, o recomendável é que as tatuagens também sejam evitadas por pessoas que possuam tal alergia. Um dos pigmentos que
mais causam esse tipo de reação é o vermelho.

-É preciso cuidado redobrado com regiões de mucosa oral e genital, já que são áreas mais sensíveis.

Fonte: Caroline Palheta, médica dermatologista.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias