plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quase a metade dos eleitores da região Norte está no Pará

A região Norte conta com 11.411.669 eleitores, representando 7,78% do eleitorado nacional e o Pará, com seus 5.429.513 eleitores, detêm quase a metade (47,58%), do contingente eleitoral da região, se sobrepondo aos outros estados que compõem a região. No

A região Norte conta com 11.411.669 eleitores, representando 7,78% do eleitorado nacional e o Pará, com seus 5.429.513 eleitores, detêm quase a metade (47,58%), do contingente eleitoral da região, se sobrepondo aos outros estados que compõem a região. No Pará houve uma redução de quase 100 mil eleitores, sendo que o eleitorado, na sua maioria, é jovem.

A menos de quatro meses das eleições para a escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, o Instituto Acertar analisou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes ao mês de abril, antes do fechamento do recadastramento biométrico que ocorreu em todo o país e encerrou sua 4ª etapa no dia 9 de maio deste ano.

“Os números apontam indicadores eleitorais importantes que devem ser levados em consideração pelos estrategistas das campanhas eleitorais”, destaca Américo Canto, mestre em Ciência Política e diretor do Instituto.

Estudos realizados pelo Acertar a partir de dados do TSE e TRE-PA apontaram que, entre dezembro de 2017 a abril de 2018, houve uma redução no número de eleitores de Belém: em dezembro de 2017 eram 1.065.580 e, em abril deste ano, esse número passou para 968.974, apontando uma diminuição de 96.606 eleitores.

O levantamento mostra ainda que houve crescimento do eleitorado no município de Ananindeua, em 16.901 eleitores. “Esse fato sinaliza que pode ter ocorrido migração dos eleitores de Belém para outros colégios eleitorais, como no caso de Ananindeua, que obteve crescimento significativo, além de Marituba e Castanhal, na região metropolitana”.

JUVENTUDE

Ainda de acordo com o último levantamento realizado pelo TSE/TRE, o eleitorado do Pará está distribuído da seguinte forma: 50,6% são do sexo feminino e 49,4% do sexo masculino. Os com idades que variam de 18 a 34 anos representam 42,0% do eleitorado paraense. Esse público, caracterizado como jovem, vive a era da tecnologia, com uma linguagem específica na fala e escrita. “Atingir esse público será um desafio para os profissionais de marketing político. Não é pelo fato de estarem plugados nas redes sociais que estarão receptivos a qualquer tipo de propaganda eleitoral”, diz.

Segundo ele, essa fração da sociedade poderá dar o tom para as campanhas eleitorais. “E até mesmo influenciar seus familiares quando da decisão do voto”, destaca. A estudante universitária Valena Cunha, 30, diz que “temos milhões de eleitores pelo país sedentos por mudanças. Porém, muitos sem autonomia do seu próprio voto por pura falta de conhecimento, pois muitos nem sabem quem serão os candidatos”, diz.

Os na faixa etária entre 35 e 59 anos formam 41,8% do eleitorado paraense. O contador Bruno Costa, 40 anos e que atua como analista administrativo numa fundação avalia com cautela o futuro do Brasil pós-eleição. “O atual sistema político não depende do presidente e sim de um sistema macro que envolve
Senado e Câmara”, diz.

Outros dados do Pará

- Do conjunto dos eleitores, 2%, estão na faixa etária entre 16 e 17 anos. O voto é obrigatório para os cidadãos com idades entre 18 e 70 anos. Para aqueles de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos o voto é facultativo no Brasil.

- Do total de eleitores pesquisados, 6,3% declararam ao TRE-PA que são analfabetos e 12,9% que somente leem e escrevem, totalizando 19,2%. Aqueles que somente estudaram até o ensino fundamental completo ou não, corresponde a 35,5% dos eleitores. Com o ensino médio estão 35,8% e com o superior apenas 9,5% do eleitorado paraense.

- Os dados do estudo apontam que as mulheres são mais escolarizadas que os homens: 83,4% delas possuem algum nível de escolaridade, enquanto que os homens escolarizados correspondem a 78,1% do total de eleitores.

- Os homens representam 7,6% do eleitorado com curso superior completo ou não, enquanto que as mulheres somam (11,2%). Em relação ao nível médio de escolaridade, mais uma vez as mulheres superaram os homens: elas representam 38,8% dos eleitores e os homens 32,7%. Quanto ao ensino fundamental, os homens representam (37,8%) e as mulheres (33,4%).

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias