plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sinos da Basílica Santuário de Nazaré completam 88 anos

O primeiro conjunto de sinos eletrificado do país comemorou aniversário ontem, dia 15 de junho. Ao todo, são nove sinos que compõem o conjunto. O maior fica na torre direita, pesa mais de duas toneladas e mede um metro e oitenta centímetros de diâmetro. O

O primeiro conjunto de sinos eletrificado do país comemorou aniversário ontem, dia 15 de junho. Ao todo, são nove sinos que compõem o conjunto. O maior fica na torre direita, pesa mais de duas toneladas e mede um metro e oitenta centímetros de diâmetro. Os demais ocupam a torre esquerda e são menores em comparação ao que fica sozinho. São considerados uns dos maiores ícones que representam a Basílica Santuário de Nazaré e podem executar canções como “Noite Feliz”, o Hino Nacional Brasileiro e o mais conhecido “Vós Sois o Lírio Mimoso”, este último, quando toca nos seus horários fixos de 6h, 12h e 18h, emociona os fiéis, que anseiam pela chegada da Grande Festa da Rainha da Amazônia.

Os sinos foram eletrificados em 1966 e segundo o Padre Giovanni Incampo, Pároco de Nazaré, o Padre Paolo Maria Grossi Catel era quem cuidava atenciosamente dos sinos, pois quando jovem formou-se em engenharia elétrica, e sempre se dedicava a ajustar os horários dos quatro relógios que existem nas torres, tudo para que as pessoas soubessem a hora exata e não se atrasassem para os seus compromissos.

PADROEIROS

Para complementar a beleza dos sinos, cada um traz o nome de padroeiro que corresponde a uma nota musical. No grande: São José, e nos outros oito: O Sagrado Coração, a Imaculada Conceição, São Gabriel, São Miguel, São Joaquim e Santa Rosa de Lima, Sant´Ana e Santa Isabel. Foram produzidos pela empresa Barigozzi, de Milão e abençoados em 1930, por Dom Irineu Joffily. Segundo registros de livros sobre a história da construção da Basílica, os sinos foram consagrados no dia 15 de junho de 1930.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias